14/09/2026
Conselheiros do Amanhã: estudantes se preparam para experiência de simulação no TCESP
As Faculdades Integradas Rio Branco Granja Vianna receberam colaboradores do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) para uma atividade de preparação dos alunos interessados em participar do projeto Conselheiros do Amanhã.

Desenvolvido pelo TCESP, o projeto oferece aos universitários uma experiência prática e imersiva relacionada às atividades de uma Corte de Contas. Os participantes recebem formação sobre controle externo, acompanham uma sessão real de julgamento do Tribunal Pleno e, posteriormente, participam de uma sessão simulada na qual assumem o papel de conselheiros para analisar e julgar casos reais, adaptados para a atividade. A iniciativa também possui caráter competitivo entre as instituições participantes.

A visita técnica realizada na Rio Branco teve como objetivo apresentar aos alunos a dinâmica do projeto e prepará-los para as diferentes etapas da competição. A proposta aproxima os estudantes da realidade do controle das contas públicas e permite o desenvolvimento de competências como análise técnica, argumentação, tomada de decisão e trabalho em equipe.
A participação em iniciativas dessa natureza amplia as possibilidades de aprendizagem para além da sala de aula e proporciona aos estudantes contato direto com instituições públicas e com situações que exigem a aplicação prática dos conhecimentos acadêmicos