Page 28

Revista ERREPÊ 360°

ATITUDE SOCIOAMBIENTAL AUMENTA VENDAS DAS EMPRESAS Elaboração de projetos voltados à Sustentabilidade e Responsabilidade Social tornam-se fundamentais para a construção e manutenção de uma boa imagem e reputação organizacional Por Carolina Penteado e Laís Barros A importância das ações de responsabilidade social e de sustentabilidade está aumentando entre consumidores. Consequentemente, a prática de ações nas empresas cresce. O que era diferencial passa a ser essencial, influenciando não apenas na imagem e reputação das empresas, mas efetivamente em suas vendas. O dicionário Aurélio online define Sustentabilidade como “o conceito que, relacionando aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais, busca suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras. ” Segundo o CFA (Conselho Federal de Administração), “Responsabilidade Social Empresarial são as ações das empresas em benefício a sociedade, causas sociais relevantes para as comunidades, que contribuem com a política social. É uma forma de gestão que pretende diminuir os impactos negativos no meio ambiente e comunidades (...)”. Natura e a sua responsabilidade socioambiental Caroline do Carmo, 21 anos, cursa Publicidade e Propaganda na ESPM, e atualmente estagia na área de Responsabilidade Socioambiental da Natura, uma empresa considerada pioneira e referência nessa área no Brasil e no mundo. Segundo Caroline, a Natura nasceu com esse conceito presente desde o “embrião” dos fundadores. Essa atuação existe na organização desde 1959, sendo que a ideia de desenvolvimento sustentável começou ficar conhecida no mundo apenas em 1992. Quando questionada sobre a atuação das empresas brasileiras no desenvolvimento dessas ações, Caroline diz que a Natura trouxe e disseminou esta atitude dentro da nossa sociedade. De acordo com ela, no Brasil,temos abundância de recursos, de água, de natureza, não somos afetados por terremotos, temos a Floresta Amazônica. Por isso, ela acredita que o brasileiro pensa ter muito a gastar, e não presta atenção que não é bem assim. E a água? Teve a seca ano passado. A estudante enfatiza não ter sofrido os efeitos, pois possui um poço em sua casa e guarda água da chuva. Caroline, estagiária da área socioambiental da Natura 28 | Responsabilidade Social


Revista ERREPÊ 360°
To see the actual publication please follow the link above