20/10/2014
VII RBMUN
Organizadas pelos alunos das Faculdades Integradas Rio Branco, as  simulações de ambiente diplomático do VII Rio Branco Modelo  Universitário (RBMUN) reuniu nos dias 18 e 19 de outubro alunos de  Direito, Relações Internacionais e Comunicação Social, de diversas  instituições. O objetivo é promover modelos de simulações e dar  oportunidade aos estudantes aplicarem na prática, todos os ensinamentos  previamente estudados em sala de aula. 
Nas simulações, cada  participante representou um país ou uma organização internacional,  defendendo interesses e iniciativas. Durante os dois dias, os  componentes realizaram discussões em quatro temas: A crise da faixa de  Gaza de 2014, Otan vs. ameaça soviética, Direito Internacional: Tribunal  de Nuremberg e Direito interno: Júri – O caso das facadas. 
A  Faixa de Gaza é um dos lugares mais conturbados do mundo e palco de  guerra e disputas religiosas e territoriais entre Palestina e Israel. A  Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) abordou a ameaça  soviética. Os professores das Faculdades destacaram a importância da  Otan nos anos 1950. Criada para evitar a ameaça do comunismo russo, o  monitoramento do avanço do comunismo exigiu altos investimentos em  tecnologia bélica e forças armadas. 
Com a representação de  diversos envolvidos nos casos das facadas, foi realizada a simulação do  julgamento dos acusados. O objetivo foi julgar José Carlos Pereira  Ferreira (Alemão), Leandro Pereira Ferreira (Lê) e Diego Pereira pelo  cometimento do crime de homicídio, triplamente qualificado, contra a  vítima Michel Carvalho. 
Após o final da segunda guerra criou-se  em Nuremberg um tribunal de guerra que teve como objetivo o julgamento  dos crimes de guerra ocorridos no período, assim como dos nazistas nele  envolvidos.

Alunos participam de discussões no RBMUN