Page 13

Revista ERREPÊ 360°

13 MARCAS APOSTAM EM INFLUENCIADORES NA INTERNET Blogueiros e youtubers são peças chave para criar credibilidade e aumentar o consumo de produtos e serviços, sendo de grande importância na decisão da compra Por Beatriz Pires e Rafaella Estevão Quantas vezes você se viu na dúvida sobre qual produto, onde e como comprar? Ou sobre a qualidade de um serviço? Hoje, no mundo digital, podemos recorrer aos blogs para encontrar opiniões de consumidores como nós, que usaram, testaram e comprovaram a qualidade de diversos produtos ou serviços, e relatam suas experiências e dão sugestões. O tradicional recurso do “boca a boca”, antes restrito aos nossos grupos de família e amigos, se modernizou, e na era digital se tornou uma importante estratégia de Marketing e Relações Públicas. O uso crescente da internet torna os consumidores mais críticos – antes de comprar um produto, é comum que se pesquise muito sobre ele na internet, procurando por classificações, reclamações e indicações de pessoas comuns. Procuramos uma opinião de consumidor para consumidor, e é nessa busca por referências que surge a figura dos blogueiros: pessoas comuns que conversam conosco como amigas, indicando e recomendando produtos ou serviços. Nós, consumidores do mundo tecnológico, somos influenciados diariamente pelos blogs e outras mídias digitais. A internet está revolucionando as formas de consumo. Blogueiros tornam-se referência Segundo o professor de Marketing Renato de Almeida Vieira e Silva, doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), a figura do blogueiro é importante, pois ele faz parte do círculo de relacionamento das pessoas, e por conta da influência das redes sociais, consegue alcançar uma comunidade extremamente grande, onde vai exercer seu poder. E é essa influência que vai provocar nas pessoas a decisão pela compra de um produto ou serviço. “Já soube de pessoas que hoje lideram comunidades de 40 a 45 mil membros e que eles são capazes de levar contingentes de consumidores para onde for, baseados principalmente na influência ou na indicação que eles conseguem exercer sobre esse grupo de relacionamento.” Para Renato, a figura do blogueiro acaba por desenvolver imagem, desenvolver referência. “Ele pode desenvolver uma preferência ou fazer com que você preste atenção, e às vezes não é num produto de consumo do tipo paga e leva. Estamos falando de um público que está antenado nas coisas que estão acontecendo; de repente, pessoas que querem mudar o mundo.”


Revista ERREPÊ 360°
To see the actual publication please follow the link above