Page 11

Revista ERREPÊ 360°

FOTO: DIVULGAÇÃO LIVRO - NA TRILHA DA EXCELÊNCIA QUEM FOI VERA GIANGRANDE? Vera Giangrande, paulista nascida em 04 de Janeiro de 1931, era apaixonada por leitura e por pessoas. Iniciou sua caminhada na Comunicação respondendo as cartas de leitores de uma revista médica. Assumiu a gerência de uma multinacional, foi redatora de propaganda. Aos 30 anos assumiu cargo de Relações Públicas, concluiu cursos de Jornalismo e Psicologia social e infantil, foi presidente de conselhos de RPs e participou de várias associações. Por mais de dez anos foi professora de RP e ombudsman no Grupo de Pão de Açúcar. Uma profissional ousada no mundo corporativo, foi pioneira em várias funções que desempenhou e reconhecida por sua dedicação. Vera morreu aos 69 anos, ao sofrer uma parada cardiovascular quando iria embarcar para realizar uma palestra em Porto Alegre/RS. Curiosidades: - Foi Vera Giangrande quem criou o “McDia Feliz”, a campanha que passou a destinar anualmente o dinheiro arrecadado em um dia de vendas do Big Mac para entidades que fazem tratamento de câncer infantil. - Vera Giangrande foi uma mulher pioneira em várias ações, entre as quais se destaca a participação no Clube Rotary, que geralmente era composto apenas por homens. do dinheiro e a confiança dos consumidores. A RP foi chamada para um novo cargo, o de ombudsman, o que a tornou pioneira nessa função no varejo no Brasil, mediando a relação entre a empresa e seu público. Vera se tornou a voz do consumidor. Em todas as reclamações e sugestões chegavam a ela, buscava fazer o melhor para os clientes, para que o público se sentisse à vontade ao frequentar o Pão de Açúcar. Isso resgatou a imagem e o posicionamento do grupo no mercado, e trouxe aproximação e mudança. Para Luciana Galvão, Vera é referência em colocar o cliente em primeiro lugar. Entretanto, a ombudsman da BrasilPrev sempre questionou a estratégia de “ela” representar a qualidade da empresa pela qual era contratada. “Acredito que a referência de excelência e respeito ao cliente não está em uma pessoa. Ela teve méritos como líder e visionária, mas após sua morte a empresa não se posicionou mais”. Para seguir essa carreira é preciso atuação equilibrada, para mediar e prevenir conflitos com transparência, imparcialidade, independência e confidencialidade, fortalecendo os relacionamentos. Segundo Luciana, “clientes compram por confiança e reputação do produto antes de adquirir, e fazem questão de demonstrar sua satisfação ou insatisfação na compra do produto”. Para Luciana, “a parte mais desafiadora é o desgaste emocional por lidar com pessoas em conflito, mas quando mudamos a palavra ‘conflito’ para ‘oportunidade’ de ajudar pessoas, é muito gratificante. Afinal, fizemos diferença na vida de alguém”. Luciana Galvão, ombudsman da empresa, Brasil Prev FOTO: LUCIANA GALVÃO ILUSTRAÇÃO: IAGO ESTRAVINI Para Luciana, “a parte mais desafiadora é o desgaste emocional por lidar com pessoas em conflito” 11


Revista ERREPÊ 360°
To see the actual publication please follow the link above