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Revista ERREPÊ 360°

10 | Memória OMBUDSMAN: A PONTE ENTRE A EMPRESA E O CONSUMIDOR Com a função de intermediar as relações público/empresa e colocar o cliente sempre em primeiro lugar, Vera Giangrande foi pioneira na área de ombudsman no Brasil Por Amanda de Lima, Mayara Melo e Pamela Almeida Ombudsman é uma função de Relações Públicas que media e resolve problemas do cliente com a organização e exige qualidade no produto ou serviço. Pode-se dizer que é “o chato da empresa”, pois analisa os defeitos até chegar à solução que deixe o cliente satisfeito. Como o próprio significado da palavra, de origem sueca, é o “representante do cidadão”. Essa atividade é muito recente no Brasil, mas houve uma mulher que se tornou um ícone e inspiração para muitos, como Luciana Galvão, ombudsman da Brasil- Prev, com quem conversamos. Essa mulher se chamava Vera Giangrande e foi pioneira de ações e trabalhos na área de relação com o consumidor, tendo escrito textos que são referência no assunto. Pioneirismo na área O primeiro trabalho de Vera com comunicação foi responder cartas de leitores de uma revista médica. Depois, foi contratada pela Colgate Palmolive e ficou dois anos como redatora de propagandas, aprendendo na prática a respeitar o consumidor. Aos 30 anos foi contratada para trabalhar no departamento de RP de uma das maiores agências de comunicação da época, a J. Walter Thompson. Conquistando cada vez mais espaço, em 1967 foi reconhecida e registrada como Relações Públicas. Por sua credibilidade profissional, Vera foi chamada em 1993 com urgência pelo Pão de Açúcar, então de propriedade de Abílio Diniz. O grupo de varejo passava por uma crise na sua rede de supermercados, perden-


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