Cineclube Rio Branco

Cineclube

Sobre o Cineclube

As Faculdades Integradas Rio Branco criam mais um espaço de reflexão de temas por meio de múltiplas perspectivas: o Cineclube Rio Branco. Com uma seleção especial de filmes, professores e convidados farão um debate após a exibição. Os encontros são abertos para alunos e professores de todos os cursos e público em geral.

O primeiro ciclo de filmes terá como temática “A Formação do Brasil”, resgatando aspectos da formação do país por meio de quatro filmes, que abrangerão desde o período colonial até a industrialização.

Joaquim (2017)

sábado, 07/04, das 13h30 às 17h30

Filme: Joaquim (2017)
Direção: Marcelo Gomes

Sinopse: Século XVIII. A colônia dos Brasis, parte do Império Português, enfrenta um declínio na produção de ouro. Uma minoria portuguesa governa de forma autoritária e corrupta uma sociedade composta, em sua maioria, por africanos escravizados, indígenas e mestiços. Joaquim é um militar de destaque na captura de contrabandistas de ouro. Ele espera que sua dedicação seja recompensada com uma patente de tenente para que possa comprar a liberdade de Preta, por quem é apaixonado. A promoção nunca chega, ele se desespera. Neste momento, Joaquim é designado para uma arriscada missão: encontrar novas minas de ouro no temido Sertão Proibido. Cumpri-la será a única forma de conseguir sua promoção e a liberdade de sua amada.

Abril Despedaçado (2001)

sábado, 05/05, das 13h às 17h

Filme: Abril Despedaçado (2001)
Direção: Walter Salles

Sinopse: Em abril de 1910, na geografia desértica do sertão brasileiro, vive Tonho e sua família. Tonho vive atualmente uma grande dúvida, pois ao mesmo tempo em que é impelido por seu pai para vingar a morte de seu irmão mais velho, assassinado por uma família rival, sabe que, caso se vingue, será perseguido e terá pouco tempo de vida. Angustiado pela perspectiva da morte, Tonho passa então a questionar a lógica da violência e da tradição.

O Caso dos Irmãos Naves (1967)

sábado, 01/09, das 13h às 17h

Filme: O Caso dos Irmãos Naves (1967)
Direção: Luís Sergio Person

Sinopse: Na pacata cidade mineira de Araguari, em 1937, durante a ditadura de Getúlio Vargas, os irmãos Sebastião e Joaquim Naves são acusados pela morte de um homem que desaparece com grande soma de dinheiro. Depois de barbaramente torturados, confessam o crime que não aconteceu. Quinze anos mais tarde a suposta vítima reaparece. O roteiro é baseado no livro do advogado dos irmãos Naves, João Alamy Filho.

Participe!

Onde?
No Auditório das Faculdades Integradas Rio Branco (Lapa)

Quando?
Sábados, das 13h às 17h. (confira programação)

Certificado?
Os certificados serão enviados apenas online, somente para os inscritos pelo Sympla

Alunos Rio Branco: Vale 8 horas complementares, somente para inscritos

Ingressos?
Retire seu ingresso para a próxima sessão.

Filme: São Paulo Sociedade Anônima (1965)