Cineclube Rio Branco

Cineclube


Sobre o Cineclube

As Faculdades Integradas Rio Branco criam mais um espaço de reflexão de temas por meio de múltiplas perspectivas: o Cineclube Rio Branco. Com uma seleção especial de filmes, professores e convidados farão um debate após a exibição. Os encontros são abertos para alunos e professores de todos os cursos e público em geral.

O primeiro ciclo de filmes terá como temática “A Formação do Brasil”, resgatando aspectos da formação do país por meio de quatro filmes, que abrangerão desde o período colonial até a industrialização.

Programação

Joaquim (2017)

sábado, 07/04, das 13h30 às 17h30

Filme: Joaquim (2017)
Direção: Marcelo Gomes

Sinopse: Século XVIII. A colônia dos Brasis, parte do Império Português, enfrenta um declínio na produção de ouro. Uma minoria portuguesa governa de forma autoritária e corrupta uma sociedade composta, em sua maioria, por africanos escravizados, indígenas e mestiços. Joaquim é um militar de destaque na captura de contrabandistas de ouro. Ele espera que sua dedicação seja recompensada com uma patente de tenente para que possa comprar a liberdade de Preta, por quem é apaixonado. A promoção nunca chega, ele se desespera. Neste momento, Joaquim é designado para uma arriscada missão: encontrar novas minas de ouro no temido Sertão Proibido. Cumpri-la será a única forma de conseguir sua promoção e a liberdade de sua amada.

O Caso dos Irmãos Naves (1967)

sábado, 01/09, das 13h às 17h

Ingressos em breve

Filme: O Caso dos Irmãos Naves (1967)
Direção: Luís Sergio Person

Sinopse: Na pacata cidade mineira de Araguari, em 1937, durante a ditadura de Getúlio Vargas, os irmãos Sebastião e Joaquim Naves são acusados pela morte de um homem que desaparece com grande soma de dinheiro. Depois de barbaramente torturados, confessam o crime que não aconteceu. Quinze anos mais tarde a suposta vítima reaparece. O roteiro é baseado no livro do advogado dos irmãos Naves, João Alamy Filho.

São Paulo Sociedade Anônima (1965)

sábado, 27/10, das 13h às 17h

Ingressos em breve

Filme: São Paulo Sociedade Anônima (1965)
Direção: Luís Sergio Person

Sinopse: Em São Paulo, entre 1957 e 1961, é mostrada a trajetória de Carlos, que pertence à classe média. Guiando-se pelas chances imediatas que lhe são dadas pela sociedade, ele ingressa numa grande empresa. Depois aceita um cargo numa fábrica de autopeças, da qual torna-se gerente. A certa altura se vê na pele de um chefe de família, que trabalha muito, ganha bem, mas vive insatisfeito. Sem projeto de vida ou perspectivas de se opor à condição que rejeita, só lhe resta fugir.

Participe!

Onde?
No Auditório das Faculdades Integradas Rio Branco (Lapa)

Quando?
Sábados, das 13h às 17h. (confira programação)

Que mais?
Haverá emissão de certificado

Ingressos?
Retire seu ingresso para a próxima sessão.

Filme: Abril Despedaçado (2001)