Publicado em: 20/08/2009

20/08/2009

João Carlos Saad, Presidente do Grupo Bandeirantes, profere palestra nas FRB

Jéssica Almeida - Aluna da 4ª etapa do curso de Jornalismo

As Faculdades Integradas Rio Branco receberam, no dia 20 de agosto, a ilustre visita de João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes. Em palestra aos alunos de Comunicação Social, Saad destacou a história da organização, que, desde 1937, está presente na cobertura dos principais fatos da história do Brasil e do mundo.

Um auditório lotado assistiu à apresentação das diversas mídias do Grupo Bandeirantes, como a emissora de TV, as rádios Band News, Bandeirantes e Nativa, os jornais Metro e Primeira Mão, inovações da Out of Home, como a TV Minuto, a Band Imagem, dentre outras.


João Carlos Saad em palestra

Johnny Saad revelou aos alunos a percepção do grupo em incorporar as inovações tecnológicas em seus veículos, desenvolvendo novos produtos e parcerias. Destacou sua posição a favor da multiprogramação, sistema que permite às emissoras transmitir quatro programações diferentes no mesmo espectro na TV Digital, assunto atual e polêmico no meio da comunicação. “Hoje, a televisão aberta é frágil. É preciso buscar receitas fora da publicidade. Nós não sabemos para quem estamos falando”, acrescentou Saad.


João Carlos Saad; a coordenadora dos cursos
de Comunicação Social, Suli de Moura, e
diretor geral das FRB, Dr. Custódio Pereira

Dono de uma ampla experiência no mundo da comunicação, o presidente do Grupo Bandeirantes alertou aos futuros profissionais que este setor é estratégico, delicado e muito importante. Incentivou aos jovens a cultivarem o pensamento crítico e dialético e também a questionar a mídia. Para ele, a juventude precisa assumir seu papel revolucionário e participativo na política. “Precisamos voltar a discutir e interagir com o nosso país e saber que Brasil vamos querer para nossos filhos e netos”, aconselhou.

Após a palestra, os alunos das FRB aproveitaram a oportunidade única de formular perguntas a Johnny Saad, com temas como o fim da Lei de Imprensa, queda da obrigatoriedade do diploma, obstáculos do mercado audiovisual e a programação da TV aberta.

No final, o diretor das Faculdades, Dr. Custodio Pereira, e a coordenadora dos cursos de Comunicação Social, Suli de Moura, agradeceram em nome de todos os alunos a presença de João Carlos Saad.