Publicado em: 24/03/2013

24/03/2013

Comitês discutiram questões relevantes da agenda internacional

Por Caio Colagrande, Égon Rodrigues e Graziela Primiani

Os cinco Comitês - Energia e Mudanças Climáticas, Chefes de Estado, Finanças, Desenvolvimento e Relações Exteriores, liderados, respectivamente, pela indiana Roshni Kapor, pelo norte-americano Lantz Maxwell, pelo alemão Heinrich Nolte, pelo paquistanês Zahid Mahmood e pelo o italiano Lorenz Insam, discutiram importantes questões da agenda internacional.


Rodadas de negociações do G20 Youth Summit - Etapa Brasil 2013

O Comitê de Chefes de Estado discutiu uma questão bastante delicada: a reforma do Conselho de Segurança da ONU, que já se arrasta há anos. Alguns países querem ter maior representatividade, na contramão das principais potências, que não abrem mão da exclusividade do Conselho.

Um acordo para a distribuição e produção de alimentos agrícolas foi discutido no Comitê de Desenvolvimento. Já o Comitê de Finanças falou sobre a seguridade dos bancos e a crise na economia europeia.


Roshni Kapor, líder do Comitê de Mudanças Climáticas

O Comitê de Relações Externas debateu como resolver os conflitos na Síria, que já deixaram mais de 70 mil mortos, segundo a ONU. Também discutiram se deveria ser feita uma intervenção militar no Mali, que possui grupos rebeldes no comando do norte do país e vive uma crise política.

"Como regular os mercados energéticos para estimular o investimento em infraestrutura e integrar "crescimento verde" e as prioridades do desenvolvimento sustentável?" foi a questão lançada pelo Comitê de Meio Ambiente e Energia, para os interlocutores, que debateram a implementação da "Iniciativa Global de Proteção ao Ecossistema Marítimo" e maneiras de assegurar proteção global efetiva para o meio ambiente aquático.

Após as rodadas de discussão, no dia 24 de março, o Final Communiqué dos Comitês, documento que compila todas as resoluções tomadas, foi apresentado para o representante do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o primeiro-secretário Rodrigo Godinho.


Rodrigo Godinho recebeu o Final Communiqué

Em palestra, Rodrigo Godinho falou sobre a participação do Brasil no G20 e como será a agenda do país para o ano de 2013. Ele contou como surgiu a configuração atual do G20 e como se estruturam suas ações atualmente. "Ocorre um movimento de expansão da agenda do G20, trazendo novas oportunidades e novos desafios", destacou.

Ao final do evento, foram entregues 10 Menções Honrosas aos membros de cada Comitê que mais se destacaram durante as negociações: Alberto Caldeira, Giovana Sanchéz, Beatriz Araújo, Júlia Cestani, Wellington Silva, Felipe

Simón, Victor Tibaldi, Renato Degaspi, Juliana Castro e Lucca Bovi. Placas em homenagem aos mediadores que conduziram as negociações foram entregues.