Publicado em: 26/04/2013

26/04/2013

14ª Semana de Relações Internacionais

Reunindo professores e importantes representantes da área de Relações Internacionais do país, as Faculdades Integradas Rio Branco promoveram, entre os dias 24 e 26 de abril, a Semana de Relações Internacionais. Em sua 14ª edição, a Semana debateu temas relevantes da agenda internacional e deu enfoque à questões do Brasil, como sua política externa e a inserção do país no sistema econômico mundial, em palestras e debates, que ajudaram a enriquecer a formação dos estudantes.

Alexandre Uehara, diretor-acadêmico das Faculdades, realizou a abertura do evento, destacando a importância da atividade para os participantes e a presença de palestrantes internacionais, enriquecendo a programação.


Denilde Holzhacker, Fernando Barreto e Alexandre Uehara

O embaixador do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo, Fernando Barreto, proferiu a palestra "A Política Externa Brasileira a partir do Barão do Rio Branco", destacando a importância do trabalho do Barão, herói nacional que foi um grande negociador das fronteiras brasileiras, para a diplomacia e para a política externa brasileira. O embaixador também apresentou um panorama das principais características da diplomacia brasileira, desde o período da República Velha até os períodos atuais e destacou os princípios da constituição brasileira que regem a diplomacia, diferencial no Brasil.

A partir da exibição do filme "A Fonte das Mulheres", do diretor romeno Radu Mihaileanu, a coordenadora do curso de Relações Internacionais, Denilde Holzhacker, promoveu uma análise do enredo apresentado, que cria um manifesto feminista numa pequena comunidade muçulmana no Magreb, norte da África.

Com o coordenador de Estágios, José Luis Turiani, alunos do curso aprenderam sobre Técnicas de Comunicação Verbal e Oratória. O professor explicou que, independente da profissão, todas as pessoas precisam saber falar em público e, por isso, deu dicas de formas de apresentação adequadas a cada público, para minimizar a insegurança e enfatizou que o medo não pode impedir ações.

Para falar sobre "Efetivação de Metas de Qualidade de Água: experiência brasileira e internacional", Lilia Diniz, consultora de Sustentabilidade e Gestão das Águas, apresentou o trabalho desenvolvido em conjunto com o Ministério Público, com a participação dos alunos riobranquinos. Lilia Diniz mostrou exemplos de sistemas de tratamento de água no mundo, a importância da articulação de empresas, terceiro setor e poder público para o cumprimento das metas que garantem a qualidade da água e a importância do planejamento para as técnicas serem efetivas.


Lilia Diniz

"India and Brics" foi o tema da palestra dada pelo jornalista correspondente do The Times of India na América do Sul, Shobhan Saxena, que destacou porque os Brics - agrupamento formado pelos países emergentes Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - é importante para o mundo, e qual o foco da Índia dentro deste grupo.

O Cônsul Geral da Turquia, Özgün Arman, afirmou, na palestra "Turkish foreign Policy and Brasil", que seu país segue mais dinâmico, visionário e com política externa multidimensional, e que tem como princípio fundamental "Paz em casa e Paz no Mundo". Ressaltou, também, os conflitos na região, disse que a Turquia tem reforçado relações estratégicas com seus parceiros ocidentais, está firmando parceria com as potências emergentes da África, Ásia e América Latina, e falou sobre a vontade da Turquia em se tornar membro permanente da União Europeia.


Shobhan Saxena

"Os 10 anos da Guerra do Iraque" foi tema da apresentação do professor Gunther Rudzit que, em sua fala, destacou o histórico da guerra de 1991, as sanções que a ONU impôs ao Iraque e o caos que se instaurou no país, além dos motivos que o governo dos Estados Unidos alegou para justificar a invasão em 2003.

Sérgio Pereira, da publicação online Mundo RI, foi convidado a falar sobre "Empregabilidade em RI", quando apresentou a dificuldade do internacionalista em ser absorvido no mercado de trabalho, tendo em vista a o fato de que muitas empresas não entendem o papel destes profissionais, e ressaltou as principais áreas que os estudantes podem atuar.

Luiz Marcelo Fins, gerente jurídico da Votorantim Industrial, explicou os processos de internacionalização de uma multinacional, ressaltou a importância de um internacionalista na análise de riscos em novos investimentos, pois o profissional tem a capacidade de contextualizar a cultura, momento político, garantias do governo e segurança dos executivos. No caso de sua empresa, Luiz Marcelo Fins ressaltou que é preciso ir até onde está a oportunidade, afinal, não existem reservas minerais em todos os países e, muitas vezes, é necessário investir em países considerados instáveis politicamente.

Promovendo um debate, os professores do curso de Relações Internacionais, Regiane Bressan, Denilde Holzhacker e Gunter Rudzit falaram sobre "Os interesses brasileiros na América do Sul". Os professores abordaram a situação política e econômica da Venezuela, que passa por um momento de transição com a morte de Hugo Chávez e a eleição de Nicolás Maduro e sobre a dificuldade do Brasil em conciliar sua política externa com os interesses da Argentina, que pode culminar no rompimento do Mercosul.

Encerrando a programação, Luiz Gonzaga Belluzzo, professor da Unicamp e articulista da Carta Capital, falou sobre as transformações na economia global e na divisão internacional no trabalho, na palestra "O Brasil e o sistema econômico internacional". Após contextualização histórica, o economista afirmou que os EUA perderam competitividade no setor industrial e ganhou no setor de serviços. Em contrapartida, a China especializou-se no setor de manufaturados e hoje é o principal país na área industrial. Belluzzo também apresentou a relação de interdependência entre os dois países, além de afirmar que o Brasil passa por um processo de desindustrialização, já que não houve investimento suficiente em artigos tecnológicos e previu que, no futuro, tais escolhas terão grande impacto no país.