Page 29

Revista Origens no4

Revista Origens 2015 29 que sejam, são bem distintos e exigem de nós cuidados diferentes com relação ao corpo”, comenta Sally Sawyer, 20, modelo fotográfi ca e de mãos. É preciso ter mãos fi rmes já que alguns trabalhos exigem que você fi que por horas na mesma posição segurando um objeto sem apoio. Qualquer movimento fará com que as fotos fi quem tremidas. Gravar comerciais de TV pode demorar várias horas. Um comercial de 30 segundos pode levar até 12 horas de fi lmagem e o modelo precisará estar pronto para repetir as mesmas ações várias vezes seguidas. “Em poucos trabalhos eu fi co duas, três horas na mesma posição ou na mesma diária de trabalho. Normalmente são de oito a dez horas a nossa diária, quando não viram dois dias de trabalho”, diz a modelo de mãos, produtora, atriz e apresentadora Roberta Barros, 38. A inclusão da voz Propagandas, personagens, locução, comerciais, anúncios, sites de pesquisas, funções em aparelhos eletrônicos, avisos, são espaços para os profi ssionais da voz. Para os dubladores, um dos pré-requisitos da profi ssão é cursar artes cênicas (graduação) ou teatro (profi ssionalizante). Antes de dublar, é preciso atuar; logo, a dublagem é uma especialização para atores. Cursos específi cos para a carreira, que ensinam postura diante do microfone, técnicas de respiração, dicção, interpretação e principalmente sincronismo labial (quando a fala do dublador corresponde ao movimento da boca do personagem), podem ser encontrados nos sindicatos da categoria. “Existem diversos cursos profi ssionalizantes de teatro e dublagem que podem auxiliar. É super gratifi cante estar por trás da voz de um personagem famoso, ainda mais quando a visibilidade dele é grande e se torna muito querido por todos”, diz Daniel Garcia, 20, dublador do personagem Patrick do desenho Bob Esponja. “Somos responsáveis em manter o tráfego ordenado, seguro e rápido. O controlador é o fi ltro que vai ditar as regras e as normas para que o tráfego ocorra de maneira segura e ordenada. A gente trabalha sempre gerenciando os riscos, se existe uma possível colisão você tem que estar sempre atento para poder evitar. Uma das características do controlador de tráfego aéreo, além do raciocínio rápido, é a proatividade”, diz Aline Ribeiro, 32, militar com formação técnica em controle de tráfego aéreo, que usa a voz como ferramenta essencial para o seu trabalho. Mercado exigente: dedos compridos e formato uniforme das unhas. Foto: xxxxxxxxxxx Foto: xxxxxxxxxxx Crédito: Giovanna Félix


Revista Origens no4
To see the actual publication please follow the link above