O curso
Onde você prefere empregar o seu talento? Ainda não sabe? Não tem
problema. O curso de Editoração foi desenhado para capacitar profissionais
criativos, capazes de expressar conceitos com excelência em projetos
impressos ou digitais de editoras e agências de comunicação.
E mais: além de contar com recursos tecnológicos de última geração para
tratamento de imagem, ilustração e diagramação, você vai aprender a avaliar o
potencial de mercado de um projeto, desde a linha editorial até sua
comercialização.
Nossos talentos
Excelência em ensino teórico e prático no preparo dos alunos para o mercado de trabalho é a principal marca das Faculdades Integradas Rio Branco, que estimulam o empreendedorismo e a inovação, formando profissionais capazes de atuar nas mais diversas áreas.
Alunos premiados
Alunos de Editoração vencem o Expocom Nacional
Os alunos de Editoração das Faculdades Integradas Rio Branco, Letícia Packer, Daniel Arsky e Eric Nunes, por meio do trabalho de conclusão de curso “O caso da Rua do Arvoredo”, conquistaram a etapa nacional do Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, uma das mais importantes premiações da área.
Pólo de eventos relacionados à área
1º Comunica Rio Branco
Os cursos de Comunicação Social das Faculdades Integradas Rio Branco realizaram a primeira edição do Comunica Rio Branco, um evento de comunicação, que discute os cursos de Comunicação, Audiovisual e Design com interessados.
Diferenciais
Saia bem na foto
Estúdio e laboratórios de fotografia analógica e digital.
Talento reconhecido
O ENADE já selecionou o melhor aluno de Editoração do Brasil nas Faculdades Integradas Rio Branco.
Você também pode
Alunos de Editoração se destacam na premiação Expocom.
O dia a dia da profissão
Palestras e debates com profissionais de destaque.
Excelência acadêmica
89% de professores Mestres e Doutores
Melhor interação aluno-professor
Classes com número reduzido de alunos.
Valorização do desempenho
Bolsa Mérito Acadêmico, que concede 100% de bolsa, por um semestre, aos melhores alunos.
Central de Estágios
Auxílio especializado na busca por estágios e agilidade nos trâmites com a documentação.
Parceria com éstudo de línguas
Alunos FRB têm descontos em conceituadas escolas de idiomas de São Paulo, como Cel.lep e Aliança Francesa.
Conteúdo Programático
1ª Etapa |
Carga Horária |
Antropologia e Cultura Contemporânea I |
80 |
Fundamentos de Marketing |
80 |
História dos Meios de Comunicação |
40 |
Língua Portuguesa I |
40 |
Teoria da Comunicação |
80 |
Oficina de Produção I |
80 |
Total |
400 |
2ª Etapa |
Carga Horária |
Marketing II |
40 |
Estudos Interdisciplinares I |
40 |
Língua Portuguesa II |
40 |
Filosofia |
40 |
Psicologia Social |
40 |
Realidade Brasileira |
40 |
Técnica de Com. Verbal e Oratória |
40 |
Oficina de Produção II |
80 |
Total |
400 |
3ª Etapa |
Carga Horária |
Sociologia da Comunicação |
40 |
Pesquisa de Opinião e Mercadologia |
80 |
Fundamentos de Administração |
40 |
Estudos Interdisciplinares II |
40 |
Técnicas de Comunicação Dirigida |
40 |
Teoria da Opinião Pública |
40 |
Língua Portuguesa III |
40 |
Oficina de Produção III |
80 |
Total |
400 |
4ª Etapa |
Carga Horária |
Língua Portuguesa IV |
40 |
Estudos Interdisciplinares III |
40 |
Ética e Legislação dos Meios de Com. |
80 |
Teoria Econômica |
40 |
Teoria Política |
40 |
Comunicação Comparada |
80 |
Oficina de Produção IV |
80 |
Total |
400 |
5ª Etapa |
Carga Horária |
Estudos Interdisciplinares IV |
40 |
Oficina de Produção V - Diagramação |
80 |
Projeto Editorial I |
80 |
Projeto Gráfico I |
80 |
História do Design e da Editoração |
80 |
Tipografia |
40 |
Total |
400 |
6ª Etapa |
Carga Horária |
Estudos Interdisciplinares V |
40 |
Oficina de Produção VI - WEB |
80 |
Projeto Editorial II |
80 |
Projeto Gráfico II |
80 |
Produção Gráfica |
80 |
Design Digital |
40 |
Total |
400 |
7ª Etapa |
Carga Horária |
Projeto Experimental I |
80 |
Branding - Gestão Editorial |
80 |
Trabalho de Conclusão de Curso I |
80 |
Planejamento e Custos Editoriais |
40 |
Direito Autoral |
40 |
Total |
320 |
8ª Etapa |
Carga Horária |
Projeto Experimental II |
80 |
Metodologia Científica II |
80 |
Trabalho de Conclusão de Curso II |
80 |
Total |
240 |
Sobre o coordenador
Prof. Paulo Carlos Pires da Costa Durão
Formação Acadêmica
Paulo Durão é técnico em Publicidade, pela Fecap, e em Artes Gráficas, pela escola Senai-SP; tem Bacharelado em Design, pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Pós-Graduação em Comunicação e Artes e Mestrado em Arte e História da Cultura, pela Universidade Mackenzie. Participou de vários cursos de extensão em Design, Fotografia e Computação Gráfica.
Experiência Profissional
Ocupou vários cargos em empresas de comunicação e design, atendendo a empresas como Fiat do Brasil, Mercedes-Benz, Pirelli, Sadia, Unibanco, Citröen, Pão de Açúcar, Shopping Ibirapuera, Editora Saraiva, Center Castilho. É professor nas Faculdades Integradas Rio Branco, nos cursos de Editoração, Publicidade e Propaganda e Jornalismo, além de coordenar o curso de Design. Ministra aulas na FMU, no curso de Design e foi professor da Universidade Ibirapuera, no curso de Propaganda e Marketing.