Curso de Extensão - Marketing Olfativo: uma estratégia de diferenciação e desenvolvimento

Marketing Olfativo

Curso de Extensão

O curso

Marketing Olfativo:
uma estratégia de diferenciação e desenvolvimento

Qual é o cheiro da sua empresa, da sua marca, do seu produto? Como isso afeta a vontade das pessoas em consumir?

O marketing olfativo é uma estratégia capaz de reforçar a identidade das marcas, moldar a experiência na loja e exercer influência no comportamento humano. Dos cinco sentidos, o olfato é o único que está diretamente ligado ao sistema límbico no cérebro, que é o centro das emoções e da memória. Por isso age como um catalisador ao extrair recordações do passado e estimular reações.

Na perspectiva do varejo, o marketing olfativo favorece a formação do ambiente da loja, influenciando a experiência e o comportamento de compra, o tempo gasto na loja e as chances de um cliente retornar, o que por sua vez, traz reflexos na fidelidade e no reconhecimento da marca.


Objetivos

Compreender como o marketing olfativo é aplicado no varejo, sua influência e os aspectos relevantes para promover a fixação da marca, o posicionamento e a diferenciação.

Proporcionar os conhecimentos necessários para implementação estratégica do marketing olfativo.


Público-alvo

Profissionais de marketing, produto, varejo, trade marketing dos diversos setores de atividade e particularmente aos que atuam nas áreas de perfumaria e moda.

Planejamento do curso


Docente: Daniela Ester Ferreira

Período: 21 e 23 de Novembro

Carga horária: 9 horas

Turmas e Horários: 19h10 às 22h40

Local: Faculdades Integradas Rio Branco – Campus Lapa

Certificado: será conferido Certificado de Curso de Extensão

Conteúdo Programático


Fundamentos teóricos e científicos do Marketing Sensorial e Olfativo.

A importância dos odores e o impacto na percepção e na tomada de decisão das pessoas.

A amplitude de aplicação das técnicas olfativas no ambiente de marketing - o impacto na decisão de compra, no consumo e na fixação da marca e suas aplicações no desenvolvimento de produtos, na comunicação e mais especificamente nas ações que impactam a experiência de compras no varejo e na atmosfera da loja.

O estímulo olfativo como parte da atmosfera de loja: a resposta afetiva e cognitiva dos clientes em relação ao ambiente de loja e aos produtos.

Projetos de marketing olfativo, as etapas e o desenvolvimento.

Metodologia e avaliação

Aulas expositivas com estudos de caso e aplicação de exercícios.

A avaliação é contínua durante o curso, sendo observada a assiduidade e participação de todos.

Investimento e inscrições


R$ 270,00

Alunos e professores de instituições conveniadas têm 15% de desconto.

Alunos, ex-alunos e professores Rio Branco têm 50% de desconto.