Publicado em: 11/05/2012

11/05/2012

Semana de Relações Internacionais

A Semana de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco reuniu profissionais de diversas áreas para discutir temas da agenda internacional com os alunos, nos dias 9, 10 e 11 de maio.

A coordenadora do curso de Relações Internacionais, Denilde Holzhacker, abriu a semana ressaltando a importância das discussões para a formação profissional dos alunos.

O evento contou com a participação do Prof. Dr. Claudio Oliveira, da PUC-SP, que discutiu o tema "A projeção brasileira nos países africanos", destacando aspectos da economia e política, além das relações de intercâmbio Angola-Brasil que, neste momento, estão em crescimento.

Os conflitos no Oriente Médio também estiveram em pauta e para falar do assunto foram convidados o Cheikh Houssan Ahamad El Boustani e o Rabino Gilberto Ventura. Os convidados ressaltaram que os problemas enfrentados no Oriente Médio estão relacionados à políticas que, muitas vezes, têm caráter pessoal e se justificam a partir de motivações religiosas. Os palestrantes afirmaram que uma forma de tentar reverter esta situação conflituosa entre Judeus e Mulçumanos seria investir nos jovens e promover o diálogo.

Os ex-alunos do curso de Relações Internacionais das Faculdades, José Maria Souza e Guilherme Frizzera, apresentaram suas pesquisas sobre os temas "Agências Internacionais e a internacionalização do Ensino Superior" e "Conselho de Defesa Sul-americano: a busca por uma identidade de defesa". Os ex-alunos ressaltaram a importância da iniciação científica e do trabalho de conclusão de curso para o seu desenvolvimento intelectual e as diferenças entre os estudos de graduação e pós-graduação.

Para abordar a política externa e as eleições nos Estados Unidos, a pesquisadora do Instituto Nacional de Estudos sobre os Estados Unidos, Fernanda Magnotta, discutiu a política externa norte-americana do Governo e o quadro eleitoral deste ano.

A relação entre Brasil e Japão foi abordada pelo cônsul do Japão, Masahiko Kobayashi, que mostrou como ela foi construída e se mantem até hoje. O palestrante destacou que o Brasil apresenta cada vez mais destaque no cenário econômico internacional e é um país pacífico e receptivo, tendo a maior comunidade nipônica fora do Japão.

O mercado de trabalho para internacionalistas também foi discutido durante a semana, pelo colunista do Portal R7, Fabio Cervone. Segundo ele, o profissional de RI é habilitado para trabalhar em diversas áreas, tendo formação para entender processos econômicos e políticos de forma diferenciada.

Os alunos do Centro Acadêmico, ao longo da Semana de RI, fizeram apresentações culturais representando os principais conflitos internacionais.