Publicado em: 16/08/2011

16/08/11

Faculdades Integradas Rio Branco assinam convênio com a Ordem dos Advogados do Brasil São Paulo

No dia 16 de agosto, a Ordem dos Advogados do Brasil São Paulo (OAB-SP) assinou convênio com as Faculdades Integradas Rio Branco. As duas entidades, em parceria, irão atuar no desenvolvimento de atividades, tanto no âmbito de estudos teóricos, como na realização de atividades práticas.

Segundo a professora Renata Marques Ferreira, coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas das Faculdades, com o apoio da OAB, as Faculdades visam aprimorar o conhecimento técnico e científico dos alunos e professores em importantes temas relacionados à defesa da dignidade da pessoa humana.

A OAB-SP e as Faculdades Integradas Rio Branco irão desenvolver atividades cooperativas, que incluem, dentre outros benefícios, a realização de conferências, palestras e seminários, estudos teóricos e trabalhos práticos no campo do Direito e ciências auxiliares, publicações diversas e divulgação de estudos, bem como o intercâmbio de especialistas, instituição de grupos de trabalho destinados à defesa técnica em face de lesão e ameaça aos direitos humanos e a promoção de atividades similares de intercâmbio e cooperação.

 


Representantes da Fundação de Rotarianos de São Paulo e da Ordem dos Advogados do Brasil

Para Eduardo de Barros Pimentel, Presidente da Fundação de Rotarianos de São Paulo, o convênio é um atestado de qualidade, uma vez que os projetos, serão desenvolvidos junto a uma renomada instituição, que se esforça na defesa do profissional de direito, a OAB-SP.

Sobre o núcleo de práticas jurídicas, Luiz Flávio Borges D'Urso, Presidente da OAB/SP, afirmou: "É uma grande oportunidade para que o aluno tenha contato com o dia a dia da profissão e posa entender a dimensão do exercício da advocacia, que não se limita ao conhecimento da matéria, mas, acima de tudo, pelo entendimento da angústia, alegrias e tristezas do ser humano".

Segundo o Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP, Martim de Almeida Sampaio, é uma satisfação para a comissão dos direitos humanos da OAB de São Paulo se unir na promoção dos direitos humanos em um convênio com uma faculdade prestigiada, como a Rio Branco, conhecida pela excelência de seu ensino, na educação e formação de seus alunos, com professores da mais alta qualidade.
Luiz Flávio Borges D'Urso, Presidente da OAB/SP, destacou, ainda, a importância da base proporcionada pelo ensino de qualidade das Faculdades Integradas Rio Branco, para que os bacharéis sejam inseridos no mercado de trabalho.

Prestigiaram o evento: Pedro Luiz Napolitano, presidente da Subsecção da Lapa, Antonio Carlos Malheiros, desembargador e Professor das Faculdades Integradas Rio Branco, Edman Altheman, diretor-geral das Faculdades Integradas Rio Branco, Paulo Sérgio Feuz, coordenador do curso de Direito das Faculdades, Celso Antonio Pacheco Fiorillo, Presidente do Comitê de Defesa da Dignidade da Pessoa Humana no âmbito do Meio Ambiente Digital/Sociedade da Informação da OAB/SP, Rodolfo Ramer da Silva Aguiar, presidente da subseção da Nossa senhora do Ó, e os representantes da Fundação de Rotarianos de São Paulo, Marco Rossi, superintendente da Fundação, Marcelo Freire Gonçalves, desembargador do tribunal regional do trabalho da 2ª região e professor das Faculdades e Nilton Cesari Predreli, Assessor Jurídico da Fundação.

Palestra: E-mail, monitoramento e o sigilo profissional do advogado na internet

Após a cerimônia, alunos e professores das Faculdades Integradas Rio Branco acompanharam palestra de Victor Hugo Freitas, da OAB - Subseção da Lapa, que falou sobre os problemas decorrentes da quebra do sigilo profissional do advogado. Foram ressaltadas as vantagens da comunicação a distância e a transmissão de informações em tempo real, proporcionadas, principalmente, pelo e-mail.


Victor Hugo Freitas

O palestrante destacou que, nos casos de informações referentes a processos serem acessadas por terceiros, o profissional de direito será responsabilizado por perdas e danos da quebra de privacidade do seu cliente e, portanto, é preciso estar atento aos riscos do monitoramento das contas de e-mail. Victor Hugo Freitas alertou, entre outros assuntos, para as medidas de prevenção para a manutenção do sigilo profissional; como evitar zonas wi-fi de locais públicos e sobre contas gratuitas de e-mail.