Publicado em: 10/06/2011

10/06/2011

Roda Viva Ambiental

Como parte do "Programa Produção Mais Limpa: P+L", da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), as Faculdades Integradas Rio Branco promoveram a Roda Viva Ambiental, que reuniu especialistas de diversas áreas para discutir temas referentes à sustentabilidade, no dia 9 de junho.

Com o objetivo de abordar a questão ambiental em um formato diferenciado, a Roda Viva Ambiental, iniciativa da professora Ana Lindenberg, coordenadora dos cursos de Extensão, contou com uma mesa redonda, aberta ao público, em que convidados de diversas áreas discutiram problemas e soluções em relação à degradação ambiental.


Convidados de diversas áreas discutiram problemas e soluções em relação à degradação ambiental

A mesa foi mediada pela professora Renata Marques Ferreira e contou com a participação de Sérgio Murari Ludeman, especialista em contenção de drenagem do solo urbano, Rodrigo Mindlin, arquiteto, Paulo Ferreira, especialista em licenciamento ambiental, e Flavia Witkowski Frangetto, especialista em meio ambiente e acordos internacionais.

Segundo os especialistas, não é possível pensar em preservar o meio ambiente se não houver a educação das pessoas envolvidas nesse processo. "A sustentabilidade é pura e simplesmente a educação", completou Sérgio Murari Ludeman.

O meio ambiente é um bem comum e todos tem o direito de viver em espaço equilibrado, como afirma Flavia Witkowski Frangetto, no entanto, a população ainda não possui essa consciência, e acaba destruindo o meio em que vive. Neste sentido, Rodrigo Mindlin destaca que é necessário estabelecer de forma mais objetiva os direitos e deveres dos cidadãos.

A questão ambiental é bastante complexa e envolve várias esferas de interesse. Segundo Paulo Ferreira, "a área ambiental é constantemente manobrada por questões políticas e por interesses particulares".

O "Programa Produção Mais Limpa: P+L", que compõe a Semana de Meio ambiente da Fiesp, realizada entre os dias 6 e 8 de junho, discute a questão ambiental nas universidades, formando profissionais preocupados com a sustentabilidade e capacitados para atuar nas empresas aplicando esse conceito. Assim, um acordo foi firmado entre universidades e empresas parceiras, para a fase do programa em que alunos, apoiados por professores, desenvolvem projetos para reduzir o impacto ambiental das empresas. As Faculdades Integradas Rio Branco estabeleceu parceria com a Cooperativa Central de Laticínios do Estado de São Paulo (CCL) e a K GELO, e alunos de todos os cursos atuarão sob a coordenação dos professores Ana Lindenberg e Francisco Felinto Junior.