Publicado em: 31/03/2011

31/03/2011

Jornalistas da TV Globo e da TV Cultura realizam palestra nas Faculdades Integradas Rio Branco

A experiência dos jornalistas Arnaldo Ferraz, da TV Globo, e Cristiane Alcalá, da TV Cultura, foi compartilhada com alunos do último ano de Jornalismo e Rádio e TV das Faculdades Integradas Rio Branco. Realizada no dia 31 de março, a palestra discutiu temas como a regionalização do jornalismo, a linguagem televisiva e os desafios do profissional de comunicação.


Arnaldo Ferraz e Cristiane Alcalá

Cristiane Alcalá, que já foi produtora, apresentadora e repórter, e hoje, também, é professora, compartilhou com os alunos como é lidar com as constantes mudanças que a profissão impõe, e suas experiências, não apenas, na televisão, mas, também, no rádio. Os alunos puderam aprender um pouco mais sobre os fatores que diferem o texto da televisão do texto para veículos impressos, bem como a utilização da linguagem para atrair os diversos públicos.


Alunos do último ano de Comunicação Social

O editor do Globo News, Arnaldo Ferraz, que já atuou em grandes emissoras como Rede TV e Rede Record, abordou a regionalização da mídia. Segundo o jornalista, que desenvolveu uma tese sobre o tema, as notícias globais perderam a atenção do público, dando espaço às notícias que antes interessavam apenas uma região específica. Essa mudança trouxe grande destaque ao jornalismo regional, em contrapartida, tornou-se um grande desafio para profissionais o desenvolvimento de enfoques cada vez mais interessantes.

Como forma de aprendizado e exercício prático, orientados pela professora das Faculdades Carina Macedo, os alunos de Jornalismo e Rádio e TV realizaram uma simulação de coletiva de imprensa com Arnaldo Ferraz, aproveitando para esclarecer questões sobre os temas tratados.


Simulação de Coletiva de Imprensa