Publicado em: 22/03/2011

22/03/11

Prata da Casa: Ex-Alunos apresentam projetos

No dia 22 de março, ex- alunos de Relações Públicas, Jornalismo e Editoração, que se destacaram na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em 2010, estiveram nas Faculdades Integradas Rio Branco para apresentar seus projetos aos alunos de Comunicação Social do primeiro semestre de 2011.

As apresentações resultaram em uma grande troca de experiências entre alunos que acabaram de ingressar nas Faculdades e profissionais que concluíram recentemente a graduação. Os meses de dedicação resultaram em excelentes trabalhos efetuados pelos alunos, agora já graduados, que falaram acerca do processo de elaboração dos projetos.

 Saiba mais sobre cada projeto:

 Bar Brahma

O grupo, representado por Camila Borja Bonilha Moraes, desenvolveu o plano de Relações Públicas para a empresa Bar Brahma, que foca a otimização da comunicação interna, já existente, e propõe inovações para melhorar a imagem da marca.
O curso de Relações Públicas aborda, desde o primeiro ano, conceitos de Análise Mercadológica, incluindo o Benchmarking, que identifica os pontos fortes das empresas concorrentes e as adapta à empresa em questão, e Análise SWOT, que identifica as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa, conceitos, que segundo Camila, foram fundamentais na elaboração do projeto.


Camila Borja Bonilha Moraes explica o case Bar Brahma

Esporte sob Lentes

Os alunos graduados em Jornalismo, Danielle Furlanetti, Flávia Martins Ferreira Queiroz, Ramiro Fernandes Garcia e Marília de Souza Sobral apresentaram o documentário Esporte Sob Lentes, que aborda o cotidiano de diversos fotógrafos esportivos, as dificuldades, os prazeres e o amor pela profissão.

 O documentário provou que informação não é passada apenas por palavras, mas também por imagens. Focado em esportes, a equipe que desenvolveu o projeto foi cuidadosa para que não fosse colocado em ênfase apenas o futebol, portanto, foram abordados também o golf, esporte paraolímpico e surf.


Ex-alunos de jornalismo apresentam o documentário Esporte Sob Lentes

Renomados fotógrafos foram entrevistados, como Ari Vicentini, editor de Fotografia do jornal Lance, Alexandre Battibugli, editor e fotógrafo da Revista Placar, Daniel Augusto JR., fotógrafo oficial do Corinthians, Enio Leite, professor de Fotografia da Focus Fotos, Jonne Roriz, fotojornalista do jornal O Estado de S.Paulo, Mike Ronchi, fotojornalista de Paradesporto, Rubens Chiri, fotógrafo oficial do São Paulo, Silvia Winik, fotojornalista de Surf e Zeca Rodrigues, jornalista.

Assista ao documentário:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Photo Click

Levar informação de qualidade sobre fotografia, seja para fotógrafos amadores ou profissionais, foi o objetivo da revista Photo Click, apresentada pela ex-aluna de Editoração, Jussara Delgado Tenório Garcia, uma das responsáveis pelo desenvolvimento do layout da revista, juntamente com o ex-aluno Guilherme de Paula Fernandes.


Jussara Tenório fala sobre o desenvolvimento da revista 

A fotografia foi escolhida como tema por ser uma arte que fala por si, segundo a aluna, que destacou que a criação de uma revista exige imensa pesquisa, que vai desde a história da arte, da situação do mercado onde será inserida, até a escolha da tipografia.