Publicado em: 16/03/2012

16/03/2012

III Seminário Crimes nos Meios Eletrônicos e a Dignidade da Pessoa Humana

Resultado de uma parceria entre o Rotary Club, Faculdades Integradas Rio Branco e Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, o III Seminário Crimes nos Meios Eletrônicos e a Dignidade da Pessoa Humana reuniu renomados profissionais da área do Direito, no dia 16 de março. O evento foi prestigiado por profissionais da área, estudantes de Direito e o presidente do Rotary Club de São Paulo, Oswaldo Roberto Campiglia.

Na abertura do evento, o diretor-geral das Faculdades Integradas Rio Branco, Edman Altheman e o coordenador do curso de Direito, Paulo Sérgio Feuz, ressaltaram a importância de debater acerca de um tema novo e atual. Segundo o coordenador, existe uma série de situações que a modernidade nos traz, e muitos conceitos estão mudando.


Diretor-geral  das Faculdades, Edman Altheman,  Fernando de Pinho Barreira e coordenador do curso de Direito, Paulo Sérgio Feuz

Os desafios da segurança pública foi tema de palestra realizada pelo delegado da Polícia Federal e o professor das Faculdades Integradas Rio Branco, Ulisses Prates Júnior, que destacou a quantidade de informações que tramitam na rede, facilitando os crimes nos meios eletrônicos, sendo possível cometê-los sem sair de casa. Segundo o professor, a informática não é a primeira conquista cultural do homem, portanto, por ser uma tecnologia nova, não possui legislações específicas, e isso deve ser corrigido ao longo do tempo. O painel contou com a participação de Humberto Barrionuevo Fabretti, professor da Universidade Presbiteriana Makenzie.

No painel sobre a perícia em crimes eletrônicos, Fernando de Pinho Barreira da Comissão de Direito Eletrônico e de Crimes de Alta Tecnologia da OAB/SP ressaltou aspectos do mundo virtual, o trabalho do perito forense computacional, bem como métodos, ferramentas e técnicas de perícia. Para debater o tema foi convidada a Dr. Gisele Truzzi, advogada e sócia da Truzzi Advogados.

Os Crimes nos meios Eletrônicos e a Dignidade da Pessoa Humana foram temas debatidos por Almir Polycarpo, Presidente da Comissão de Ética e Disciplina da Fatec Ipiranga, e Coriolano Aurélio de Almeida Camargo, presidente da Comissão de Direito Eletrônico e de Crimes de Alta Tecnologia da OAB/SP, que destacou a importância de trazer para o pensamento valores e não ver apenas a constituição como regras.

Marco Aurélio Florêncio Filho, Vice-presidente da Comissão de Crimes de Alta Tecnologia da OAB SP e Francisco Carneiro de Souza, conselheiro do conselho superior de direito da FECOMERCIO, discutiram aspectos do Crimes tributários nos meios eletrônicos. O painel abordou a importância de entender a realidade moderna de uma sociedade de risco, que vem a chancelar alguns tipos de crimes, como o crime tributário.