Publicado em: 09/02/2012

09/02/12

Reunião de Planejamento das Faculdades Integradas Rio Branco

Temas como diretrizes e atividades para 2012, posicionamento da instituição, plano de carreira e metodologia científica foram abordados na Reunião de Planejamento das Faculdades Integradas Rio Branco, que reuniu diretores, coordenadores e professores, entre os dias 26 de janeiro e 8 de fevereiro.

O presidente da Fundação de Rotarianos de São Paulo, Eduardo de Barros Pimentel, esteve presente na abertura do encontro e falou sobre o desenvolvimento das Faculdades, que hoje caminha para transformar-se em Centro Universitário, mais uma conquista proveniente da qualidade docente, do ensino e do compromisso com a educação. "A qualidade continua a crescer. Estamos formando profissionais para atuar de uma maneira ampla em qualquer lugar do universo", destacou.

Marco Rossi, superintendente da Fundação, destacou a importância dos valores da instituição e suas mantidas, que se mantêm sempre em contato com o novo, seja pelo Planejamento Estratégico Compartilhado, pelo Benchmarking e pela postura ética, por meio da Governança Corporativa.


Eduardo de Barros Pimentel e Edman Altheman

 O posicionamento da instituição foi ressaltado por Edman Altheman, diretor-geral das Faculdades, a partir de três enfoques: reforço da qualidade, expansão sustentável e aproximação com as melhores práticas da Educação Superior.

Célia Dugaich, gerente de Marketing da Fundação, ressaltou que as Faculdades Integradas Rio Branco destacam-se pela qualidade, portanto, os trabalhos de 2012 devem ser pautados no desenvolvimento de cada curso, enfrentando os desafios impostos pelo mercado educacional. Wagner Macedo e Elifas Fernandes, gerente e coordenador da Tecnologia da Informação da Fundação, apresentaram as melhorias de infraestrutura, que abrangem serviços utilizados pelos professores, como autenticação de plano de ensino, notas e plano de carreira, e serviços utilizados também pelos alunos, como laboratórios e internet WI-FI.

O diretor acadêmico, Alexandre Uehara, e os professores Paulo Camargo, José Turiani e Noemia Fryszman desenvolveram uma atividade de reflexão com os docentes, que abordou o tema "Legado". Por meio de trechos de filmes e de uma pesquisa realizada com ex-alunos, os professores refletiram sobre suas trajetórias e a importância do relacionamento entre aluno e professor no processo de formação.

A presença das instituições Rio Branco

Com o objetivo de promover a integração, diretores das mantidas da Fundação de Rotarianos de São Paulo apresentaram os trabalhos e projetos de cada instituição.

Esther Carvalho, diretora-geral do Colégio Rio Branco, destacou o papel dos professores como formadores de pessoas, cidadão e indivíduos. Abordando conceitos da neurociência cognitiva, a diretora falou do desafio de preparar o aluno para o futuro e da necessidade de evolução nas práticas educacionais.

O coordenador do Ensino a Distância Rio Branco, Wagner Tadeu Mendes, falou sobre o primeiro ano da mantida, que já formou quase 400 alunos na Oficina de Formação Moodle, além das disciplinas de dependência online, do curso de Jornalismo Esportivo e do projeto experimental de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Susana Penteado, diretora do Centro Profissionalizante Rio Branco (Cepro) falou sobre os Programas de Aprendizagem Profissional e de Aprendizagem Profissional para Surdos e Pessoas com Deficiência Física, destacando o crescimento da contratação de aprendizes por meio de parcerias com diversas empresas.

Sabine Vergamini, diretora do Centro de Educação para Surdos Rio Branco, destacou o trabalho desenvolvido no âmbito da inclusão e integração de surdos, a realização do II Congresso Internacional de Educação para Surdos, a importância da produção de materiais em Libras, entre outros trabalhos.