Publicado em: 08/11/2011

08/11/11

III Fórum Intercursos

Com o objetivo de promover debate e reflexão sobre os Direitos do Consumidor, o 3º Fórum Intercursos sobre Relações de Consumo das Faculdades Integradas Rio Branco reuniu, no dia 7 de novembro, alunos dos cursos de Direito e Relações Públicas, para estudos de casos dos mais variados temas e segmentos econômicos.

Na abertura, Renata Carraro, professora de Comunicação Social e idealizadora do Fórum Intercursos, ressaltou a importância do diálogo e troca de experiência entre profissionais de diferentes áreas do conhecimento: "Temos a visão dos direitos do consumidor sob dois prismas: relação empresa e cliente, dos alunos de Relações Públicas, e visão da legislação, dos alunos de Direito."

 


Diretor-acadêmico Alexandre Uehara e professora Renata Carraro

O diretor-acadêmico das Faculdades, Alexandre Uehara, destacou que o Direito do Consumidor faz parte da democracia e cidadania, portanto, não consiste apenas em deveres das empresas, o consumidor, também, tem responsabilidades, dentre elas, saber a origem dos produtos que são consumidos, uma vez que o consumo gera impacto não somente nas relações diretas, mas em outras sociedades, portanto, é uma relação muito ampla.

Rosemary Jordão e Paulo Sérgio Feuz, coordenadores dos cursos de Relações Públicas e Direito, respectivamente, destacaram que o evento é uma oportunidade para debater a atuação do profissional das duas áreas e incentivar a ampliação de conhecimentos acerca da cidadania.

Para fomentar as discussões sobre relações de consumo, como forma de construção de cidadania, foram realizadas apresentações com os seguintes temas: Kimberly-Clark: o setor de atendimento ao consumidor de uma grande multinacional visto por dentro; O regime da publicidade no Código de Defesa do Consumidor: aspectos jurídicos da Propaganda Enganosa e Abusiva; -Comércio eletrônico: a febre das compras coletivas e o desrespeito ao consumidor na web; Responsabilidade nas relações de consumo: quem responde pela qualidade e eficiência dos produtos e serviços; Agências de viagens e o site Reclame Aqui: uma análise comparativa entre a CVC, a Submarino e a TAM; Como fazer valer os seus direitos: a atuação do Procon na defesa do consumidor.

O evento, promovido pelos alunos dos 6º semestre dos cursos de Relações Públicas e de Direito, foi prestigiado por coordenadores, professores e alunos de Comunicação Social, Direito e Relações Internacionais.


Alunos realizaram apresentações sobre diversos temas