Publicado em: 28/10/2011

28/10/11

Talentos da Comunicação

Para discutir temas do âmbito da comunicação e o papel do jornalismo dentro das organizações, as Faculdades Integradas Rio Branco receberam Camila Fornazari, socióloga e coordenadora de relacionamentos da Natura, e Marco Antônio Eid, jornalista da Ricardo Viveiros Associados, na palestra Talentos da Comunicação, realizada no dia 27 de outubro.


Camila Fornazari e Marco Antônio Eid

Com o tema "Como incluir a voz dos públicos à gestão empresarial", Camila Fornazari compartilhou sua experiência na Natura, explicando aspectos da criação de um canal de Ouvidoria, que visa a estabelecer uma comunicação com os diversos públicos da organização. O processo deve buscar ideias nas comunidades do entorno, fazendo com que as pessoas sintam-se participantes das decisões da empresa, identificando suas aspirações e necessidades. A palestrante destacou a importância de compreender e antecipar impactos, riscos e oportunidades, bem como de obter informações para melhorar os processos de decisão.

O jornalista Marco Antônio Eid falou sobre a importância do surgimento do Jornalismo, destacando o papel do profissional no mundo contemporâneo: "Está na hora de olharmos nos olhos uns dos outros e reafirmarmos nossa atuação como jornalistas. Nós somos profissionais com a responsabilidade de transmitir a informação. Mais do que nunca, esse profissional, que é treinado nas técnicas de apuração, escrita e outras específicas do jornalismo, é necessário para mediar a informação na Internet e no mundo contemporâneo".

Colaboração: Égon Ferreira