Publicado em: 07/10/2011

07/10/11

Aluno das Faculdades tem obras expostas na Rino Mania

Como forma de alertar a população acerca da preservação das espécies ameaçadas e de incentivar e difundir a arte, a Rino Mania transformou o visual da capital paulista. A exposição, a céu aberto, é composta por 75 rinocerontes criados por diversos artistas, dentre eles, os fundadores da Yo!Design, André Ortiz, aluno das Faculdades Integradas Rio Branco, e o publicitário Daniel Chuery. André Ortiz, aluno de Publicidade e Propaganda das Faculdades, falou sobre o processo de criação das obras, elaboradas em parceria com Daniel Chuery: "É uma forma diferente de se expressar. O legal de fazer uma obra dessas é o desafio de transmitir uma mensagem através de uma peça inusitada, que é o rinoceronte. Nas duas obras que fizemos, tentamos passar uma mensagem, um conceito".

As obras #Photorhino e Rinociclato foram selecionadas dentre centenas de propostas e estão expostas na estação Sé do metrô, e no terminal Pirituba, zona oeste de São Paulo. O #Photorhino, desenvolvida coletivamente, faz uma alusão à tendência das mídias sociais e é composta por 1022 fotografias, de 62 cidades de 23 países, compartilhadas por meio de uma rede social. O Rinociclato é um alerta sobre a questão da produção exacerbada de lixo, como ressalta André Ortiz: "A mensagem é essa, de como às vezes não nos damos conta da quantidade de lixo que geramos. É utopia achar que a sociedade atual não irá gerar lixo, mas podemos, ao menos, separar esse material para que seja reaproveitado para a produção de materiais reciclados".

A Rino Mania teve início em setembro, no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE). Ao término da exposição itinerante, as obras serão leiloadas, e a renda será doada para instituições que atuam em educação ambiental e preservação da vida selvagem. Mais informações no site da exposição Rinomania.