Publicado em: 12/09/2011

12/09/11

Semana de Administração, Ciências Econômicas e Comércio Exterior

Renomados profissionais marcaram presença na 9ª Semana de Administração, Ciências Econômicas e Comércio Exterior das Faculdades Integradas Rio Branco, que aconteceu entre os dias 6 e 9 de setembro. O ciclo de palestras teve o objetivo de discutir temas da atualidade, aproximando os alunos de profissionais de destaque em diversos setores.

Mauro Kreuz, Presidente da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Angrad), abordou importantes aspectos do empreendedorismo no século XXI, discutindo fatores macro e micro ambientais que interferem no planejamento e sucesso de um empreendimento. O profissional destacou a importância de estar preparado para as oportunidades e desafios do mercado.

As relações comerciais e oportunidade de investimentos entre Brasil e Itália foram tema de palestra do professor Paolo Edoardo Coti-Zelati. Pesquisas e dados estatísticos serviram de base para apresentar aos alunos um panorama de cada país e analisar os principais produtos exportados e importados pelo Brasil, identificando a importância na economia mundial. O professor destacou que a desvalorização de moedas internacionais como Euro e Dólar incentivou o consumo de produtos importados no Brasil, inclusive provenientes da Itália. Em contrapartida, a valorização do Real elevou o valor dos produtos exportados pelo Brasil.


Diretor-acadêmico das Faculdades, Alexandre Uehara, Paolo Edoardo Coti-Zelati e Douglas Renato Pinheiro, coordenador do curso de Administração

A palestra de Cleaveland Prates, economista pela USP e ex-funcionário do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abordou o tema "As causas e consequências da atual crise financeira econômica", fazendo uma reflexão sobre o que é uma crise econômica, seus impactos globais e como os profissionais da área precisam estar atentos ao cenário mundial. O palestrante analisou as causas e impactos da crise nos Estados Unidos e na Europa, que teve início em 2008.

A palestra Finanças Corporativas, de Wilson Toshiro Nakamura, administrador, mestre e doutor em administração pela USP, destacou lições para uma boa gestão financeira. É preciso entender como o dinheiro flui dentro da empresa, a partir do investimento, fluxos operacionais e captação de recursos no mercado. A gestão financeira pode garantir lucro, rentabilidade e aumento do valor patrimonial, pois uma empresa precisa criar valor ao longo do tempo.