Publicado em: 25/02/2014

25/02/2014

Faculdades Rio Branco sediarão e disputarão competição internacional

Nos dias 07 e 08 de março, acontece no campus Lapa das Faculdades Integradas Rio Branco a Etapa Brasil do Hult Prize - prêmio internacional de negócios que reúne estudantes de mais de 150 países em torno da resolução de problemas propostos. Duas equipes da Rio Branco, formadas por alunos dos cursos de Relações Internacionais e Comunicação Social, participarão da disputa.

O evento, promovido em parceria com a Fundação Bill Clinton, reúne CEOs globais e estudantes das principais universidades do mundo pela primeira vez no Brasil. A startup vencedora receberá US$ 1 milhão para a implantação do projeto, prêmio que será entregue pelo presidente Bill Clinton, na etapa final, em Nova Iorque.

Todo o evento será transmitido pelos alunos dos cursos de Rádio e TV, Audiovisual e Jornalismo das Faculdades Rio Branco, que farão a cobertura em rádio (ao vivo), vídeo, fotografia e redes sociais.

Para a edição de 2014, o tema escolhido é em torno da saúde e as principais doenças crônicas que acometem as populações nas favelas urbanas.

Durante a Etapa Brasil, uma espécie de semifinal, o Hult Prize receberá cerca de 30 equipes de estudantes de importantes instituições educacionais de diferentes países, como: Columbia University, York University, ESADE Business School, Indian School of Business, The Chinese University of Hong Kong, Bocconi University, Universidad de Chile, entre outras, além das equipes da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/COPPEAD), Insper, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Faculdade de Direito de Campos e IBMEC.

Simultaneamente à edição realizada no Brasil, outras seletivas do Hult Prize estarão sendo realizadas em Dubai, Shangai, Londres, Boston e São Francisco.

"É uma oportunidade única para os alunos brasileiros, em geral, e em especial das Faculdades Integradas Rio Branco, competir com estudantes das maiores e mais renomadas universidades do mundo", afirmou Edman Altheman, diretor-geral das Faculdades Integradas Rio Branco.

"O Brasil será o país com a maior quantidade de equipes representadas nessa etapa inaugural. A ideia é que depois venha a ser sede apenas para universidades brasileiras, assim, introduziremos esses jovens em uma nova era, que cruza negócios com reforma social. Esta tendência irá melhorar o bem-estar social do povo brasileiro e, com sorte, levar o país a condições mais prósperas. Este é o meu sonho para o Brasil", explicou Ahmad A. Ashkar, CEO e fundador do Hult Prize.

Os projetos serão apresentados a uma comissão avaliadora de juízes formada por CEOs de importantes organizações. Entre eles estarão presentes, Antonio Calcagnotto, VP de Relações Corporativas da Unilever; Luis Diaz Rubio, presidente da Janssen - Johnson & Johnson; Mônica de Roure, diretora executiva da Brazil Foundation; Dr. Antonio Sergio Petrilli, diretor do GRAAC; Gerson Pinto, diretor de Inovação da Natura; Stephen Cobham, vice-presidente da Sanofi para a América Latina; Caco de Paula, diretor da National Geographic Brazil; Marcelo Cardoso, diretor executivo do Grupo Fleury, entre outros.

A final do concurso acontecerá em Nova Iorque, na sede da Clinton Global Initiative (CGI), onde os finalistas mostrarão seus projetos aos jurados, entre eles, o presidente Bill Clinton. A equipe vencedora levará um prêmio de 1 milhão de dólares, treinamento e orientação da comunidade internacional de negócios.

O evento conta com a parceria da Clinton Global Initiative, Hult International Business School e IXL Center.