Publicado em: 30/08/2012

30/08/2012

Curso de Pedagogia promove palestra sobre Deficiência Visual na Escola

O curso de Pedagogia das Faculdades Integradas Rio Branco promoveu uma palestra com o tema "Deficiência Visual na Escola", com a pedagoga e ex-aluna Claudia Aparecida Morgado Soares, no dia 30 de agosto.


Maria Alice Rocha com a palestrante Claudia Aparecida Morgado Soares

Na abertura do evento, a coordenadora do curso de Pedagogia, Maria Alice Rocha, destacou a importância de se discutir o tema da inclusão, tendo em vista os desafios das escolas em receber pessoas com deficiência, bem como dos profissionais, que precisam saber lidar com esse cenário.

Em sua palestra, Claudia Soares, que realiza trabalhos com o ensino de Jovens e Adultos Deficientes Visuais e é educadora de Língua Inglesa na Unidade de Reabilitação para Deficientes Visuais de São Paulo (URDV), explicou as diferenças entre as diversas deficiências visuais, demonstrando, por meio de imagens, como essas pessoas enxergam.

Formas de inclusão social e de melhoria da qualidade de vida foram apresentadas. Alguns recursos e tecnologias, como bengala branca, relógio braile, piso tátil, calculadora, lupas e até o sistema Dosvox, que permite ao cego escrever no computador e ouvir o texto, facilitam o dia a dia das pessoas com deficiência visual.

Claudia Soares mostrou recursos para que os professores possam trabalhar todas as disciplinas e áreas do conhecimento com os deficientes visuais nas escolas, como, por exemplo, a transformação de materiais que sejam sentidos pelo tato. "São materiais simples que fazem com que o cego não seja apenas um ouvinte em sala de aula", ressaltou.