Publicado em: 16/09/2013

16/09/2013

Curso Intensivo "Introdução aos Estudos para a Paz e Transformação dos Conflitos"

O curso de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco ofereceu, no dia 16 de agosto, o curso intensivo "Introdução aos Estudos para a Paz e Transformação dos Conflitos", ministrado pelo professor Ramon Blanco, doutorando em Política Internacional e Resolução de Conflitos na Universidade de Coimbra e pesquisador associado no Centro de Estudos Sociais (CES).

Foram detalhados assuntos relacionados às origens dos conflitos e de qual forma a paz pode ser construída. Foram destacados os principais conceitos, terminologias e definições de conflitos: quais as suas causas, o porquê do surgimento desta disciplina dentro da academia e como são realizadas as análises de conflitos em plano internacional.

Uma breve origem do estudo de paz foi destacada pelo especialista, que abordou grandes linhas de pensamento e teorias acerca da paz em diferentes períodos. No entanto, o palestrante comentou que somente após a II Guerra Mundial é que os estudos de paz foram institucionalizados em centros de pesquisa, artigos e periódicos. "O estudo da paz pretende fazer com que o conflito não seja canalizado pra a violência, mas para a paz", destacou Ramon Blanco.


Alexandre Uehara, Ramon Blanco e Denilde Holzhacker