Publicado em: 10/04/2013

10/04/2013

Alunos de Jornalismo produzem jornal mural

Para aplicar a teoria à prática, alunos do curso de Jornalismo das Faculdades Integradas Rio Branco produzem o jornal mural "Oficina da Informação". Durante sua elaboração, os estudantes participam de todas as etapas, desde a sugestão de pauta até a diagramação das páginas, tendo, desde já, contato com as atividades jornalísticas nesse espaço de experimentação.

Em 2012, o "Oficina da Informação" recebeu o primeiro lugar na categoria Jornal Mural da etapa Sudeste do Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), promovido pelo Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação).

O Jornal Mural é produzido pelas turmas do 3º período, durante a disciplina de Oficina de Produção III, com a orientação da professora Patrícia Ceolin. Nesse semestre, serão produzidas, no total, quatro edições.

"No início do ano, os alunos propõem as editorias, no total de dez, com as quais vamos trabalhar no período. A partir dessa divisão, cada aluno sugere as pautas que possam interessar nosso público alvo, que é a comunidade riobranquina. Durante a disciplina, os alunos trocam de editorias, para que tenham a oportunidade de trabalhar com temáticas variadas", explicou a professora Patrícia Ceolin.


O jornal mural é direcionado à comunidade riobranquina

Todas as etapas de confecção do informativo são discutidas entre alunos e professores. "Os colegas dão dicas de entrevistados, angulação das matérias, fotos, diagramação, enfim, tudo é construído de forma coletiva". Para Patrícia Ceolin, a intenção desse projeto, que está no segundo ano, é promover a iniciação da escrita jornalística. "Essa é a primeira experiência de produção jornalística dos alunos, e é uma experiência didática, o que é fundamental nesse momento. É importante, também, que a descoberta por uma profissão seja feita por meio de experiências prazerosas, sendo essa, a proposta do jornal mural", destacou.