Publicado em: 02/12/2013

02/12/2013

Trabalho de Conclusão de Curso de alunas é apresentado na TV Câmara

O Trabalho de Conclusão de Curso de cinco ex-alunas do curso de Comunicação Social das Faculdades Integradas Rio Branco foi apresentado no dia 30 de novembro, na TV Câmara. O documentário "Profissão Piloto - Racha de Rua versus Arrancada de Pista", produzido pelas ex-alunas Camila Miranda, Fernanda Falcão, Isabelle Vassalo, Ligia Neiva e Marcella Tollendal, abordou algumas práticas proibidas do automobilismo.

O trabalho também alcançou grande repercussão na internet, com mais de 135 mil visualizações no canal Youtube. Veja aqui.


Grupo de alunas com o trabalho "Profissão Piloto"

Abordando as modalidades automobilísticas "racha" e "arrancada", o documentário apresenta o perfil de alguns praticantes, a opinião de profissionais envolvidos com o tema, e levanta questões sobre os motivos que levam algumas pessoas a gostarem de velocidade.

Produzido no ano de 2012, com a orientação das professoras Patrícia Rangel, Patrícia Ceolin e Carina Macedo, o trabalho foi exibido integralmente na TV Câmara e pelo portal na internet.

Segundo a aluna Lígia Neiva, a possibilidade de apresentação na TV surgiu da professora Carina Macedo. "O produtor não cansou de elogiar nosso vídeo. É uma vitória não só minha, mas da faculdade também e ele deixou claro que as Faculdades Rio Branco têm muita gente boa", afirmou a ex-aluna.

Para a realização do trabalho, Lígia Neiva conta que, apesar de ser um tema discriminado e sem material disponível, a experiência foi incrível. As alunas realizaram diversas entrevistas e acompanharam o Campeonato Nacional de Arrancada.

"Passamos por tantas dificuldades que tanto a oportunidade de estar na TV Câmara, quanto a própria repercussão no Youtube é a consagração plena. Ver que nosso suor resultou em uma reportagem-documentário de alta qualidade, mesmo sendo um assunto muito polêmico e fácil de ser mal interpretado, trouxe alívio e muita felicidade. Foi o reconhecimento, de fato. Todas nós estamos muito felizes!", confessou.