Publicado em: 30/10/2015

30/11/2015

16ª Semana de Relações Internacionais

Reunindo professores e profissionais da área de Relações Internacionais, as Faculdades Integradas Rio Branco promoveram, entre os dias 27 e 29 de outubro, a Semana de Relações Internacionais. Em sua 16ª edição, a atividade apresentou temas relevantes da agenda internacional em palestras e debates que apoiaram a formação dos estudantes.

Alexandre Uehara, diretor acadêmico das Faculdades Rio Branco, realizou a abertura do encontro ao lado de Gunther Rudzit, coordenador do curso de Relações Internacionais. Ambos destacaram a importância da atividade para o aprofundamento de conhecimentos.


Alexandre Uehara, Gunther Rudzit e o emabaixador Fausto Godoy


O embaixador Fausto Godoy conduziu a palestra da abertura do evento. Diplomata desde 1976, Fausto Godoy serviu em diversas embaixadas e, também, cumpriu missões transitórias na Ásia. Com experiência de mais de 15 anos no continente asiático, como representante do Itamaraty, o diplomata falou sobre a China, as relações comerciais com o Brasil e a situação global do terceiro maior país do mundo.

O xeique Rodrigo Jalloul, foi o convidado para encerrar o primeiro dia das atividades. Com o tema “Irã e Estado Islâmico”, abordou a complexa questão do Irã e o domínio e ameaças do Estado Islâmico no Oriente Médio. Filho de libanês e nascido no Brasil, o xeique comentou, ainda, os progressos da economia iraniana e os interesses entre EUA e Irã.


Rodrigo Jalloul e Gunther Rudzit debateram o "Irã e Estado Islâmico"


Bettina de Souza Guilherme, mestre em Ciência Política e Direito Internacional pela Universidade de Vienna e funcionária licenciada do Parlamento Europeu, e Luiz Antônio Vital Gabriel, professor das Faculdades Rio Branco, falaram sobre o tema “Relação entre a Grécia e União Europeia”. Na palestra, os debatedores destrincharam os fatos que colocaram a Grécia na pior crise de sua história.


Bettina de Souza Guilherme falou sobre a crise da Grécia

O membro da organização filantrópica Oásis Solidário, Amer Masarani, conversou com os estudantes sobre os refugiados sírios no Brasil, recebidos pela entidade. Amer Masarani falou sobre as dificuldades de manter a ONG e como ajudou inúmeros refugiados da Síria. O palestrante, também, comentou sobre os casos de imigração na Europa e no Brasil. As Faculdades Integradas Rio Branco iniciaram uma ação de apoio à ONG.

No último dia da semana, os palestrantes convidados foram a ex-deputada federal e presidente da Cebrapaz, Socorro Gomes, e o professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC), Igor Fuser. Cuba e o tenso relacionamento com os EUA foram os assuntos debatidos junto aos alunos. Para complementar o tema, participaram da mesa, os professores da Rio Branco, Márcio Sampaio e Pedro Costa Júnior.


No centro, Amer Masarani, mebro da organização Oásis Solidário