Publicado em: 06/11/2013

06/11/2013

Grupo de Estudos em Jornalismo e Memória apresenta série de atividades em evento

O Grupo de Estudos em Jornalismo e Memória (Memojor) das Faculdades Integradas Rio Branco promoveu uma série de atividades em evento especial - um Seminário sobre Fotografia e Memória; uma Exposição Fotográfica e a exibição do documentário "Atenas: Território Ocupado"; e lançamento do livro "Não é aventura, é reportagem - jornalistas e coberturas de conflitos", com sessão de autógrafos, no dia 6 de novembro.


Lançamento do livro contou com a presença do presidente da Fundação, Nahid Chicani

Alexandre Uehara, diretor acadêmico das Faculdades, abriu o encontro, juntamente com a coordenadora dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, Patrícia Rangel, e da professora do curso de Jornalismo, Renata Carraro.

Lançamento do livro "Não é aventura, é reportagem: jornalistas e cobertura de conflitos"
Por meio do gênero do jornalismo literário, alunos do curso de Jornalismo das Faculdades escreveram perfis de conceituados jornalistas brasileiros que estiveram envolvidos em situações de conflito, como guerras, confrontos indígenas e pacificação de favelas, no livro "Não é aventura, é reportagem: jornalistas e cobertura de conflitos". A obra teve a organização da professora do curso de Jornalismo, Renata Carraro, e prefácio escrito pela coordenadora do curso, Patrícia Rangel.

O evento contou com a presença de jornalistas perfilados no livro - Klester Cavalcanti, autor da obra "Dias de Inferno na Síria", que foi preso e torturado no país, e Silvana Kieling, apresentadora da Rede Brasil de Televisão e uma das jornalistas escaladas para cobrir, ao vivo, o massacre do Carandiru, quando era repórter do Programa do Gugu.

Os coautores da obra concederam autógrafos - Gabriel Landi, Janaina G. Gorski, Gilson Gomes da Silva, Patrícia Berzin Candelária, Kelvin Santos, Lucas Almeida, Lidinalva M. de Oliveira, Thatiana Oleinik, Roberta Pontes G. Tassoni Neves, Mariana Gusmão Baroni, Priscila Pires.


Marcelo Câmara

Exposição fotográfica e apresentação do documentário "Atenas: Território Ocupado"
O jornalista Marcelo Câmara, que atuou em grandes emissoras televisivas em importantes coberturas, explicou o pano de fundo da exposição fotográfica "Atenas: Território Ocupado", disponível no corredor da Biblioteca. O documentário e a exposição apresentam retratos de uma Grécia atual, em profunda crise econômica e política.

Seminário "Reconstruções de Memória: Imagens e Palavras"
O Seminário "Reconstruções da Memória: Imagens e Palavras", proferido pela professora Daniela Lemos de Moraes, destacou sua tese de mestrado defendida na Unicamp. A pesquisa abordou, por meio da história oral e da análise de fotos antigas de idosos alojados em um asilo, as memórias destes internos, a partir de lembranças orais e de imagens.


Daniela Lemos de Moraes