Publicado em: 21/10/2013

21/10/2013

Semana de Pedagogia

Refletindo sobre a importância do profissional de pedagogia na atualidade, a XIV Semana de Pedagogia das Faculdades Integradas Rio Branco abordou o tema "O Saber na Prática". Especialistas conceituados trouxeram questões e temas relevantes para a formação teórico-prática dos alunos, do dia 21 a 26 de outubro.

Alexandre Uehara, diretor acadêmico das Faculdades, abriu o encontro. A coordenadora do curso de Pedagogia, Fabiana Malandrino, destacou a importância de trazer a realidade profissional para dentro da academia, a afim de ampliar a percepção dos estudantes sobre mercado de trabalho e desafios do cotidiano.

Na palestra "Tenho um aluno surdo, e agora?", o diretor do Projeto Libras na Ciência, da Escola de Comunicação e Humanidades da USP, e coordenador do curso de Libras da Universidade Federal do Pará, Rafael Dias Silva, estimulou os participantes a pensarem, de maneira criativa, em soluções para os desafios que surgem no ensino das ciências humanas e exatas para alunos surdos. Uma oficina apresentou situações-caso para os participantes.

O tema "Psicomotricidade: do andar ao escrever" foi abordado pela educadora física e psicomotricista, Ana Mello. De forma bastante dinâmica, os alunos puderam aprender conceitos desta ciência da área da Educação, que engloba o aspecto cognitivo, afetivo e orgânico do ser-humano.

A ortoptista e assessora do Serviços de Apoio à Inclusão da Fundação Dorina Nowill para Cegos, Eliana Cunha, explicou adaptações necessárias e ferramentas que visam a incluir e a desenvolver a aprendizagem de cegos e pessoas com baixa visão. Conceituou pontos importantes acerca do olho humano e das características apresentadas pelos deficientes visuais.

As oficinas "Valores humanos na Educação Infantil através de atividades lúdicas" e "Atividadades com enfoque arteterapêutico na escola", ministradas, respectivamente, por Roseli Carreiro Zanlorenzi de Araújo, educadora que utiliza o lúdico como facilitador de aprendizagem, e por Carla Marquart, pedagoga, psicopedagoga e arteterapeuta, destacaram a importância do lúdico e da arte na educação, de maneira divertida e prática.

Galeria de Fotos