Publicado em: 09/10/2017

Palestra com autor do livro “Escola Base, 20 anos depois”

Por Amandlah Oliveira Fernandes

As Faculdades Integradas Rio Branco realizaram, para os alunos do curso de Jornalismo, uma palestra com Emilio Coutinho, jornalista e autor do livro “Escola Base, 20 anos depois”, e criador da Casa dos Focas, portal voltado para estudantes de jornalismo, no dia 09 de outubro.

Formado em 2015, o jornalista conversou com os alunos sobre seu trabalho de conclusão de curso “Escola Base - onde e como estão os protagonistas do maior crime da imprensa brasileira”. Durante a palestra, Emilio contou sobre o processo de escolha do tema, a história e os desdobramentos. Além disso, falou sobre as dificuldades, a relação com as fontes, os abusos da imprensa, a exposição do caso, a falta de investigação, e de que forma foi feita a divulgação errada da notícia.

“Foi uma série de erros cometidos pela polícia, pelo poder judiciário e pela imprensa nos anos 90, isso culminou em um dos maiores escândalos repercutidos no Brasil,” explicou Emilio Coutinho.

Após a conversa sobre o caso Escola Base, as professoras Patricia Ceolin e Renata Carraro e os alunos apresentaram a 5ª edição da Revista Origens.


Palestra com Emilio Coutinho, jornalista e autor do livro “Escola Base, 20 anos depois”