Publicado em: 04/09/2015

04/09/2015

13ª Semana Jurídica

Entre os dias 1,2 e 3 de setembro, foi realizada a 13ª edição da Semana Jurídica das Faculdades Integradas Rio Branco, reunindo professores, coordenadores, advogados, juristas e alunos para discutir importantes e atuais temas da área do Direito.

A abertura do evento foi realizada pelo coordenador do curso de Direito, Paulo Sérgio Feuz, e contou com a presença do diretor-geral das Faculdades Integradas Rio Branco, Edman Altheman, e do diretor acadêmico, Alexandre Uehara.

Pela primeira vez, a abertura da Semana Jurídica contou com uma apresentação do grupo de teatro formado por alunos de Direito. Com a supervisão e direção da professora Noêmia Davidovich Fryszman, os estudantes apresentaram a peça “O Delator”, do alemão Bertolt Brecht. Logo após a apresentação, iniciaram os debates sobre o tema “Delação Premiada”, usando como exemplo o tema da peça apresentada. Estavam presentes na mesa solene o professor e Desembargador Antonio Carlos Malheiros, o professor e advogado Alessandro Cortona, o professor e coordenador do curso de Sistemas de Informação Alexandre Ichiro Hashimoto, a professora Noêmia Davidovich Fryszman e o professor e diretor acadêmico Alexandre Uehara. Ao final, os alunos puderam fazer perguntas e tirar dúvidas.


Alunos do curso de Direito apresentaram a peça

No segundo dia, o palestrante convidado foi o professor e advogado Mauro Cesar Arjona, que falou sobre “Delação Premiada no Processo Penal Brasileiro”. Estiveram presentes como debatedores, o professor e Promotor Público Ednilson Melo e o professor Anderson Daura. Com a coordenação da professora Janaina Thais Daniel Varalli, os alunos do 8º período do curso de Direito participaram do Júri Simulado, que julgou um caso real, sobre um homicídio duplamente qualificado. De maneira bem realística e tradicional, a simulação foi realizada com perfeição, um momento em que os alunos puderam colocar em prática o conteúdo aprendido dentro da sala de aula, atuando como promotores de defesa, acusação, juiz, réu, testemunhas e jurados.

No último dia do encontro, o palestrante e advogado Márcio Costa de Menezes Gonçalves, falou sobre “Combate à Pirataria no Brasil”, e para falar sobre esse assunto tão atual, a professora Alessandra Gotti participou da mesa. Fechando a Semana Jurídica, o tema da última palestra foi “Dano Moral no Brasil”, abordado pelo palestrante Eneas Matos e pelo debatedor e professor Sang Duk Kim.


Professores e convidados na palestra de abertura


Alunos e convidados durante uma das palestras