Publicado em: 01/08/2013

01/08/2013

Reunião de Planejamento das Faculdades Integradas Rio Branco

Para planejar as ações dos próximos meses e abrir o semestre letivo, as Faculdades Integradas Rio Branco reuniram seus professores. Nos dias 29 e 30 de julho, foram realizadas reuniões plenárias, e nos dias 31 de julho e 01 de agosto, os docentes participaram de oficinas temáticas.

A abertura do encontro foi feita pelo diretor-geral, Edman Altheman, que apresentou uma análise do setor de educação superior. O superintende da Fundação de Rotarianos de São Paulo, Marco Rossi, também participou do encontro e falou aos professores sobre Governança Corporativa, compartilhando e explicando seus conceitos. Na ocasião, destacou, ainda, o funcionamento da instituição e a eleição da nova diretoria, realizada em junho, que escolheu Nahid Chicani como novo presidente. Eduardo de Barros Pimentel, presidente anterior da instituição, passa a ocupar o cargo de chanceler das Faculdades Rio Branco.


Edman Altheman

Douglas Pinheiro, coordenador do curso de Administração, falou sobre as propostas de modificação curricular para o curso, que passa a focar, ainda mais, questões relacionadas ao empreendedorismo e inovação, a partir de ações como a criação de uma Escola de Negócios e de feiras e eventos específicos.

Lauro Ishikawa, coordenador de Extensão, destacou o fortalecimento de parcerias com importantes órgãos, como Federação das Indústrias do Estado de São Paulo(Fiesp), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Associação dos Advogados de São Paulo (AASP); a realização de palestras nacionais e internacionais; a criação de um portfólio de novos cursos de extensão e de um núcleo permanente de apoio ao networking, envolvendo alunos e ex-alunos.

O coordenador também falou sobre a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), seus diferentes processos, envolvendo diferentes públicos, suas disposições, atribuições e abrangência.

Paulo Durão, coordenador dos cursos de Design e Editoração, apresentou o Projeto de Resgate e Identidade Visual para a cidade de Areias, desenvolvido por alunos de vários cursos das Faculdades Rio Branco.


Professor Paulo Durão apresentou projeto desenvolvido por alunos

A coordenadora do curso de Relações Internacionais, Denilde Holzhacker, escolhida para ser a responsável pelo programa Ciências sem Fronteiras na faculdade, falou sobre algumas regras e critérios de participação no programa do governo federal, o crescimento do interesse por parte dos alunos e explicou sobre o acompanhamento que a instituição de ensino faz da candidatura dos estudantes.

Resultado de uma parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai), os alunos de Jornalismo participam de um projeto que visa a produção de CD, DVD e de um livro com fotos e depoimentos dos índios da tribo dos TEKOA PAYAU. Segundo as professoras Patrícia Rangel e Patrícia Ceolin, os objetivos da parceria é permitir aos alunos vivenciarem a prática jornalística em um contexto de ação social e colaborarem para a preservação da identidade guarani.

Os professores Paulo Camargo e Samuel Feldberg falaram sobre suas recentes viagens internacionais. O primeiro, juntamente com o professor Márcio Rinaldi, viajaram a Cabo Verde por meio de um projeto de internacionalização das Faculdades Integradas Rio Branco e do acordo de cooperação que mantêm com o consulado de Cabo Verde. Lá, tiveram contatos com universidades, professores e alunos, puderam trocar experiências e conhecimentos.

Samuel Feldberg contou suas experiências e seu projeto de pós-doutorado sobre o Oriente Médio, realizado na Universidade de Tel Aviv, em Israel. Falou, ainda, do material que trouxe para o laboratório de Oriente Médio das Faculdades Rio Branco e do contato realizado com professores da região para a realização de eventos e palestras no Brasil.

O coordenador de Estágios, José Luis de Melo Turiani, apresentou o projeto da Empresa Modelo, que será instalada nas Faculdades Rio Branco nesse semestre. O professor falou sobre os objetivos e a participação de todos os cursos, propondo projetos e participando de seu desenvolvimento.

Wagner Tadeu, coordenador do Ensino a Distância Rio Branco, ofereceu uma prévia do conteúdo de uma das Oficinas Temáticas, apresentando aos professores a nova versão do Moodle. Entre as novidades da versão 2.5, está a simplificação na inserção de arquivos, agendamento e liberação de atividades e tópicos, integração com Google Drive e Dropbox e maior compatibilidade para acesso por dispositivos móveis.


Apresentação da nova versão do Moodle

Além da Oficina sobre o Moodle, os professores também participaram das oficinas "Redes Sociais e Educação: uma experiência compartilhada", com a professora Ivana Ribeiro, e "Técnicas de ensino: inovar e compartilhar", com a professora Wilma Lima.