Publicado em: 23/10/2017

Diretor da Rio Branco participa do simpósio Meiji University Latin America Project

O diretor acadêmico das Faculdades Integradas Rio Branco, Alexandre Uehara, palestrou no simpósio “Meiji University Latin America Project”, no dia 10 de outubro, promovido pela Universidade Meiji, no Japão.

Participaram do simpósio Keiichiro Tsuchiya, presidente da Meiji University, Masami Kobayashi, vice-presidente da Meiji University, Daisuke Nakano, diretor do departamento da América Latina e Caribe do Ministério de Negócios Exteriores do Japão, Gabriel Duque, embaixador da Colômbia, Tsukasa Hirano, presidente da empresa TKS Brasil, Augusto Pestana, ministro na embaixada do Brasil no Japão, o secretário-geral da Meiji University Alumni Association do Brasil, Giovanna Mirley Ikoma Loro, estudante do curso de Relações Internacionais das FRB, e Talita Sayuri Yugeta, estudante de Comércio da Meiji University.

KeiichiroTsuchiya ressaltou o interesse da instituição em ampliar as relações e os intercâmbios com a América Latina e os representantes governamentais. Daisuke Nakano, Augusto Pestana e Gabriel Duque apresentaram dados sobre as relações do Japão com os países da América do Sul, em particular, sobre a presença de imigrantes e descendentes japoneses no continente e também gráficos da evolução das relações econômicas nos últimos anos.


Simpósio “Meiji University Latin America Project”, promovido pela Universidade Meiji

As alunas Giovanna Mirley Ikoma Loro, da Rio Branco, e Talita Sayuri Yugeta, da Universidade Meiji, apresentaram suas considerações sobre a importância do intercâmbio entre as duas instituições e os benefícios dessa experiência, e destacaram, ainda, a possibilidade de vivenciar e aprender com as diferenças culturais entre os dois países e as duas universidades.

Na mesa de discussão do evento, o diretor acadêmico da Rio Branco, Alexandre Uehara, falou sobre as possibilidades de novidades no acordo de cooperação que a Rio Branco possui com Meiji. “Apresentei uma proposta de intercâmbio cultural Brasil-Japão, tendo como responsável pelo desenvolvimento das atividades o professor das Faculdades Integradas Rio Branco, Franthiesco Ballerini”, contou.