Publicado em: 27/06/2012

27/06/2012

Alunos de Relações Internacionais integram delegação brasileira no G8/G20 Youth Summit

Alunos de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco integraram a delegação brasileira que representou o país na reunião anual do G8/G20 Youth Summit, evento que ocorreu paralelamente às negociações oficiais das cúpulas G8 e G20, em Washington, EUA, entre os dias 3 e 10 de junho.


Alunos do mundo todo participam do G8/G20 Youth Summit

Alberto Caldeira, Douglas Silva e Wellington Silva, alunos das Faculdades Rio Branco; Gabriela Amaral e Fernando Haddad, aluna e ex-aluno da ESPM; e Priscila Prado, da Universidade Anhembi Morumbi, formaram a delegação brasileira e assumiram o papel de chefes de estado e ministros, participando das rodas de discussão ao lado de estudantes de diversos países. Os comitês contaram com a presença de representantes de governos europeus e do governo norte-americano.

Para a coordenadora do curso de Relações Internacionais das Faculdades, Denilde Holzhacker, a participação em encontros como o G8/G20 Youth Summit permite aos jovens a interação com pessoas de outros países. "É de imenso valor para o país ter jovens que pensam soluções para problemas globais, tendo em vista que o Brasil assume, cada vez mais, uma posição de destaque internacional e nossos jovens precisam estar preparados para este cenário", destacou.


Estudantes de Relações Internacionais das Faculdades representam o Brasil no evento

Liderança jovem, atuação em grandes conferências, proposição de soluções para problemas globais são exemplos de temas relevantes tratados no encontro. Durante as simulações, os jovens replicaram a forma de negociação adotada no G20, como negociadores de suas respectivas nações, com base em preparação antecipada, a fim de discutir temas importantes da agenda internacional. O objetivo final do evento foi a redação de um documento oficial, que apresenta o consenso entre os jovens participantes e suas conclusões sobre as questões em discussão, e foi entregue aos governos como um documento consultivo.

Em 2011, a Delegação Brasileira no G8/G20 Youth Summit, realizado na França, foi formada integralmente por alunos de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco.
Leia mais.

Edição brasileira do G8/G20 Youth Summit foi sediada pelas Faculdades
A delegação brasileira, que representou o país em Washington, foi selecionada na 1° Edição do G8/G20 Youth Summit Brasil, evento organizado pela ONG Global Attitude, juntamente com as Faculdades Integradas Rio Branco, no mês de abril, o qual estabeleceu parcerias com diferentes universidades para escolher os representantes.

Os jovens foram escolhidos a partir de seu desempenho na seletiva Brasil, em comitês que discutiram Finanças, Meio Ambiente, Economia, Desenvolvimento, entre outros.

Saiba como foi a 1° Edição do G8/G20 Youth Summit Brasil. Clique aqui.