Publicado em: 09/07/2012

09/07/2012

Diretrizes Curriculares para Relações Internacionais

Representando a região Sudeste, o diretor acadêmico das Faculdades Integradas Rio Branco, Alexandre Uehara, participou da discussão das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Relações Internacionais, entre os dias 9 e 10 de julho, em Brasília, a fim de debater o conteúdo disciplinar a ser oferecido pelas Instituições de Ensino Superior brasileiras.

Leonardo Dall Evedove, André Reis, Tânia Manzur, Antônio Carlos Lessa, Rafaela Ludolf, Alexandre Uehara e Hermes Moreira Junior

Alexandre Uehara destacou a importância do evento. "O convite expressa um reconhecimento da qualidade na formação que o curso proporciona aos estudantes de Relações Internacionais", ressaltou.

O diretor acadêmico participou da mesa "Aspectos legais (marcos jurídicos), pedagógicos e institucionais do estabelecimento de diretrizes curriculares nacionais para a graduação em Relações Internacionais" ao lado de Claudia Maffini Griboski, diretora de Avaliação de Educação Superior, Antônio Carlos Lessa, Secretário Adjunto da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) e Tânia Manzur, da Universidade Federal de Brasília. Representando outras regiões do País, também estiveram presentes Hermes Moreira Junior, da Universidade Federal da Grande Dourados (Centro-Oeste) Rafaela Ludolf, da Universidade Federal de Sergipe (Nordeste), André Reis, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Sul) e Leonardo Dall Evedove, da Universidade Federal de Roraima (Norte).

O documento com a resolução do evento ficou em aberto para consulta de coordenadores de cursos de Relações Internacionais de todo Brasil, para que mais sugestões sejam apresentadas. Após este período, será redigido um documento final, considerando o que é indispensável à formação de um internacionalista, que será entregue ao Ministério da Educação.