Publicado em: 05/09/2014

05/09/2014

Importantes juristas participam da Semana Jurídica Rio Branco

Por Lucas Saba e Guilherme Campos

Entre os dias 2 e 5 de setembro, o curso de Direito das Fasculdades Integradas Rio Branco realizou a Semana Jurídica, reunindo juristas e advogados para discussão de importantes temas.

O evento, que foi aberto pelo coordenador do curso de Direito, Paulo Sérgio Feuz, teve início com uma discussão sobre a relação entre direito e literatura, com a presença do diretor-geral, Edman Altheman, dos professores Noemia Davidvich, Humberto Aragão e Antônio Carlos Malheiros, e do professor da Universidade de São Paulo e desembargador, Nilton de Luca. Os debates aconteceram a partir do poema ‘'Navio Negreiro'', de Castro Alves. Os palestrantes enfatizaram o ideal de justiça e liberdade de forma dinâmica, mostrando vídeos e músicas para os alunos.


Professores e convidados na palestra de abertura

O tema "Marco Civil e o sistema judiciário atuando na área de sistemas de informação" foi abordado pelo professor Henrique Garbellini Carnio, autor do livro "Marco Civil da Internet".

O professor da Rio Branco, Alessandro Cortona, falou sobre atualidades e tendências do projeto do Novo Código de Processo Civil, tema que também foi abordado pelo professor Georges Abboud. Um dos assuntos mais explorados durante a discussão foi o conflito entre liberdade de expressão e a privacidade, e sobre as contradições do marco civil da internet.

O tema "Sequestro parental internacional de crianças: perspectivas nacionais e internacionais" foi abordado pela Desembargadora Federal Dra. Marli Ferreira, pela Dra. Nereida Del Aguila, advogada da União do Departamento Internacional, pelo Dr. Francisco George Lima Beserra, coordenador-chefe da Autoridade Central do Brasil, órgão da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, com a participação das professoras da Rio Branco, Angela Maria Tsatlogiannis, Denilde Oliveira Holzhacker e Renata Marques Ferreira.

A Semana Jurídica contou, ainda, com a realização de um Juri Simulado, coordenado pela professora Janaina Varalli e realizado pelos alunos do 8° semestre, com participação especial do procurador de justiça, Dr. Roberto Tardelli.


Juri Simulado