Publicado em: 12/11/2014

12/11/2014

7º Fórum Intercursos sobre Relação de Consumo


As Faculdades Integradas Rio Branco realizaram, no dia 11 de novembro, o 7º Fórum Intercursos sobre Relações de Consumo. O evento, organizado pelos cursos de Relações Públicas e Direito, tem como objetivo apresentar um diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento a partir da análise de casos reais sob a ótica legislativa e da relação entre empresa e cliente.

O diretor-geral das Faculdades, Edman Altheman, destacou que o Direito do Consumidor faz parte da democracia e cidadania, portanto, não consiste apenas em deveres das empresas, o consumidor, também, tem responsabilidades, dentre elas, saber a origem dos produtos que são consumidos, uma vez que o consumo gera impacto não somente nas relações diretas, mas em outras sociedades, portanto, é uma relação muito ampla.

O palestrante convidado, Maurício Vargas, presidente do site Reclame Aqui, falou um pouco da sua história pessoal e da criação do site que expõe as reclamações dos clientes insatisfeitos com as empresas.

A parceria entre as diferentes áreas do conhecimento foi ressaltada pela idealizadora do projeto, Renata Carraro, professora de Comunicação Social. Os alunos apresentaram trabalhos acadêmicos, fomentando debate sobre o tema. As apresentações abordaram irregularidades e discrepâncias no setor de compras, a importância da publicidade na transmissão de informações corretas sobre os produtos e serviços e a crescente responsabilidade social e empresarial.


Presidente do Reclame Aqui, Maurício Vargas