Publicado em: 27/06/2013

27/06/2013

Delegação brasileira no G-20 Youth Summit 2013

Os alunos do curso de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco, Wellington Souza Silva e Giovanna Sanchez, representaram o Brasil no G-20 Youth Summit, realizado em São Petersburgo, na Rússia, do dia 18 a 21 de junho, uma semana antes do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo. Wellington Souza Silva participou, ainda, de reunião juntamente com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, que conversou com os líderes das delegações dos países participantes. Veja o vídeo do encontro.


Alunos do curso de Relações Internacionais das Faculdades, Wellington Silva e Giovanna Sanchez

Organizado pela G-20 Youth Summit International Organizing Committee, uma organização internacional não-governamental, o G-20 Youth Summit tem por objetivo preparar, disseminar e compartilhar recomendações realizadas por jovens de todo o mundo com os Chefes de Estado do G-20 e líderes de organizações internacionais. No G-20 Youth Summit, os representantes das delegações assumem as funções de chefes de estado e ministros, para discutir importantes temas da agenda internacional e os desafios globais econômicos e financeiros.

Além dos alunos riobranquinos, a delegação brasileira também foi formada pelos alunos Felipe Simoni e Julia Santos, da PUC Minas e da ESPM.

A delegação brasileira foi acompanhada por Rodrigo Reis, diretor do Instituto Global Attitude, que promove a etapa brasileira do Youth Summit, em parceria com a Rio Branco. Os participantes reuniram-se com jovens de diversos países, promovendo discussões sobre os assuntos mundiais da atualidade no âmbito político, econômico e social. No evento, foram abordados temas como desenvolvimento sustentável, finanças, recursos a níveis internacionais, co-financiamento de pesquisas sobre os recursos renováveis, a criação de um banco de dados internacional de oportunidades de emprego para jovens, entre outros. Diversas personalidades políticas também participaram do evento.

Para a coordenadora do curso de Relações Internacionais das Faculdades Rio Branco, Denilde Holzhacker, a presença do presidente russo, Vladmir Putin, nas reuniões do G-20 Youth Summit, e o encontro dos alunos com negociadores brasileiros e do mundo todo, reforça a proeminência do evento diante das principais agendas internacionais.

Para os alunos Wellington Souza Silva e Giovanna Sanchez, participar do evento traz visibilidade ao Brasil nas discussões realizadas pelos jovens líderes, bem como proporciona a experiência de entrar em contato com negociadores nacionais e internacionais.

 

Aluno participou de reunião juntamente com o presidente da Rússia, Vladimir Putin

O presidente russo, Vladimir Putin, reuniu-se com os chefes das delegações participantes do G-20 Youth Summit, juntamente com o aluno Wellington Souza Silva, líder da delegação brasileira, no dia 20 de junho. A reunião também contemplou líderes de Brunei, Espanha, Cazaquistão, Senegal, Singapura e Etiópia. Veja o vídeo do encontro.


Chefes das delegações do G-20 Youth Summit com presidente russo Vladimir Putin

Durante a reunião, o presidente russo Vladimir Putin realizou leitura do documento final do evento - o Communiquè, que é entregue de forma simbólica para os chefes de estado do G-20. O documento reúne as cláusulas finalizadas sobre desenvolvimento sustentável e finanças internacionais.

 

Delegação brasileira do G-20 Youth Summit participa de atividades em Brasília

Nos dias 13 e 14 de junho, a delegação brasileira do G-20 Youth Summit, que conta com a participação dos alunos de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco, Wellington Souza Silva e Giovanna Sanchez, esteve em Brasília para uma série de apresentações e treinamento antes do G-20 Youth Summit, em São Petersburgo, na Rússia.

A programação do Ministério das Relações Exteriores incluiu diversas palestras sobre diversos assuntos, como energia, meio ambiente, desenvolvimento, corrupção, finanças internacionais, macroeconomia e políticas sociais no âmbito do G-20.


Felipe Simoni, Julia Santos, Giovanna Sanchez e Wellington Silva

As reuniões, que aconteceram no Itamaraty, seguiram o formato de conversa direta entre os membros da delegação brasileira e autoridades. "Encontramo-nos com diplomatas negociadores das diversas instancias do Brasil, com membros do ministério do trabalho, fazenda e do banco central. Na minha visão, esta reunião foi excelente para esclarecer os pontos de defesa do Brasil e legitimar melhor a posição brasileira no G20 jovem", destacou Wellington Souza Silva.

Para a coordenadora do curso de Relações Internacionais da Rio Branco, Denilde Holzhacker, o treinamento com negociadores brasileiros foi importante para os alunos e para o G-20, que apresenta uma nova temática e ganha maior proporção e qualidade, com a participação dos alunos.