Publicado em: 10/06/2015

10/06/2015

Alunos de Jornalismo produzem segunda edição da Revista Origens


Dando continuidade ao projeto da Revista Origens, alunos do 4º semestre de Jornalismo das Faculdades Integradas Rio Branco lançaram a segunda edição do periódico. Como tema central: Água – Soluções criativas para não ficar sem nosso bem maior, a edição traz diversas matérias sobre esse assunto, muito recorrente nos dias de hoje.

A publicação, que é voltada para quem quer conhecer e aprender sobre o mundo do Jornalismo foi produzida no final do ano passado e foi conduzida pelos professores André Rosa, Clara Corrêa e Patrícia Ceolin e pela coordenadora do curso de Jornalismo, Patrícia Rangel. A revista teve a parceria do Diário de S.Paulo para a distribuição.


Capa da segunda edição da Revista Origens


A proposta sobre a questão da água – ou falta dela – partiu dos próprios alunos que buscaram assuntos relacionados à crise hídrica e a ausência de água nos grandes reservatórios da capital e de algumas cidades paulistas. A partir desse objetivo, ideias foram surgindo, entre elas a que se transformou na reportagem principal da Revista Origens, que conta a história do Rio Tietê entre dois polos e duas igrejas – a da Penha e a da Freguesia do Ó.

Com essa perspectiva original, o rio é revisto com pesquisa e fotos de arquivo, abordando o comércio a partir do seu afluente Tamanduateí e dos saudosos clubes esportivos. A água também está presente na literatura, na música e na poesia brasileira, nas páginas da Origens, assim como na educação das crianças, com o ensinamento de como utilizar de maneira inteligente e racional.
 
Outro aspecto abordado foi como alguns veículos jornalísticos retratam a questão da falta de chuvas desde o final de 2013 e as denúncias de falta de planejamento de administração pública estadual, no sentido da construção de mais reservatórios.


O rio Tietê, tema da reportegem principal