Publicado em: 25/06/2012

25/06/2012

Alunos fazem cobertura exclusiva para Rádio Web da Rio+20

A cobertura para Rádio Web da Rio+20 foi realizada, com exclusividade, por alunos de Jornalismo das Faculdades Integradas Rio Branco. Os estudantes Caio Colagrande, Cássio Santanelli e Égon Rodrigues atuaram no evento com apoio da coordenadora dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, Patrícia Rangel, e do técnico do estúdio de Rádio da instituição, Everdson Afonso.

Alunos fazem cobertura da Rádio Web no Planetário
Alunos fazem cobertura da Rádio Web no Planetário

Abordando temas a respeito de economia verde, energias renováveis, recursos hídricos e cidadania inclusiva, a Rio+20 contou com a transmissão da Rádio Web ao vivo do Planetário, local onde ocorreram mais de 50 eventos, com a participação de mais de 26 mil visitantes.

“Nossos alunos tiveram o privilégio de passar 10 dias realizando a cobertura ao vivo das principais palestras e fatos que aconteceram na Rio+20 e isto vai carimbá-los com um diferencial na carreira. Foram realizadas reportagens em texto, áudio e vídeo, produzidas de forma crítica e muito séria”, destacou Patrícia Rangel.

O grupo cobriu, ainda, acontecimentos ocorridos no Espaço Humanidades e na Cúpula dos Povos, e entrevistaram personalidades e autoridades. O ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o senador Cristovam Buarque, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva foram entrevistados de destaque.

Aluno Caio Colagrande estrevista Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes
Aluno Caio Colagrande estrevista Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes

Criada em 2012, a Rádio Web é um projeto da Agência Experimental de Comunicação Integrada das Faculdades Rio Branco, que visa ao aperfeiçoamento dos estudantes na área de Radiojornalismo.

Os alunos também produziram matérias e vídeos para Portal de Jornalismo Profissão Foca, uma publicação laboratorial do Curso de Jornalismo das Faculdades.

 

Leia os depoimentos dos alunos

Para o aluno Égon Rodrigues, a experiência foi enriquecedora pessoal e profissionalmente. “Acredito que fizemos parte de um momento histórico. Conhecemos pessoas de diferentes partes do mundo, ouvimos suas ideias, entrevistamos personalidades e profissionais que estão atuando significativamente em diversas instâncias para promover o debate e buscar ações efetivas para a sustentabilidade. Tivemos envolvimento com a prática do jornalismo diário. Sentimos, mais do que nunca, a responsabilidade com a informação e com os horários definidos na Rádio”, destacou o aluno.

“Para mim, esse evento foi de extrema importância, não apenas técnica, com a cobertura ao vivo de um evento do porte da Rio+20 para rádio, como também profissional, que levarei para o decorrer da minha carreira, uma vez que tive a oportunidade de entrevistar grandes nomes do cenário político”, contou Caio Colagrande.

“Como o meu objetivo de carreira é o jornalismo internacional, a oportunidade de realizar a cobertura jornalística da Rio+20 foi muito importante. Ampliei muito o meu olhar jornalístico, analisando o evento de diferentes perspectivas e aguçando o meu senso crítico. Tudo isso é um aprendizado e com certeza estou mais preparado para o mercado”, explicou o aluno Cássio Santanelli.

Documentário Musical

Com objetivo destacar a cultura guarani, o documentário musical "KYRINGUE NHEMBOVY'A - Os Guardiões Guarani" foi exibido na Rio+20, dia 15 de junho.

Produzido pelas alunas do curso de Jornalismo Priscila Quintal e Cláudia Guaratto, com suporte da professora Patrícia Rangel, o material conta com 16 faixas de músicas guaranis e três danças tradicionais - Xondaro, Tangará e Jui.

O documentário foi realizado a partir da conquista do edital do Programa de Ação Cultural, Concurso de Apoio a Projetos de Promoção da Continuidade da Cultura Indígena no Estado de São Paulo, promovido em 2011, pela Secretaria de Estado da Cultura - Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural, do Governo do Estado de São Paulo.