Publicado em: 26/03/2013

26/03/2013

Curso de Direito comemora 10 anos com palestra de Fernando Capez

Para celebrar os dez anos, completados em 2013, o curso de Direito das Faculdades Integradas Rio Branco oferecerá, ao longo do ano, uma programação especial, com palestras, encontros e eventos comemorativos. No dia 26 de março, as Faculdades receberam o deputado estadual e professor em Direito Penal, Fernando Capez, que proferiu a Aula Magna.

O coordenador do curso de Direito, Paulo Sergio Feuz, destacou a trajetória e a excelência do curso e a importância de promover discussões atuais com profissionais renomados, como o deputado Fernando Capez, para enriquecer a formação dos alunos, uma preocupação das Faculdades Rio Branco.


Palestra com Fernando Capez dá inicio às comemorações do curso de Direito

Fernando Capez abordou o assunto "Prisões e medidas cautelares provisórias", expondo aos alunos e convidados os casos em que há necessidade da prisão provisória, explicando que quando ela não é necessária há o desrespeito ao direito à liberdade, e exemplificou situações em que a lei brasileira garante a prisão preventiva, única e exclusivamente. Explicou, ainda, as etapas que devem ser seguidas, desde o flagrante até o julgamento da prisão, passando pela comprovação da necessidade e adequação da medida. Falou, também, sobre a diferença entre prisão domiciliar e recolhimento domiciliar.

Participaram da palestra o diretor-geral das Faculdades Integradas Rio Branco, Edman Altheman, o diretor-acadêmico, Alexandre Uehara, o desembargador Antônio Carlos Malheiros, e os professores Marcelo Freire Gonçalves, Anderson Daura e Janaína Varalli.