Publicado em: 31/10/2013

31/10/2013

VII Interpares apresenta Hair

A VII edição do Interpares das Faculdades Integradas Rio Branco, idealizado pelo Projeto Legado, apresentou, no dia 30 de outubro, Hair (1979), um filme inspirado em musical de mesmo nome, que foi um fenômeno de público na Broadway e em circuitos alternativos de arte, nos Estados Unidos e ao redor do mundo. De forma enérgica e cheia de musicalidade, a obra apresenta uma divertida homenagem aos anos 60, em especial à geração hippie.

O filme aborda a história de um rapaz do interior dos Estados Unidos que estava de passagem por Nova Iorque, um dia antes de se apresentar à Guerra do Vietnã. Na cidade grande conhece um grupo de hippies e passa a conviver com estes novos amigos, aprendendo a ver o outro lado de uma guerra, e também se apaixonando por uma jovem de família rica.

Para contextualizar o período retratado no filme e sua importância artística, o diretor-geral das Faculdades, Edman Altheman, explicou, por meio de um Mind Map - Mapa de Pensamento, as ideias e as principais referências históricas e culturais do musical - as manifestações em maio de 1968, em Paris; a Primavera de Praga; a Guerra do Vietnã; questões raciais; amor livre; feminismo; contracultura e geração Beat; entre outros temas.

Promoveram um debate transdisciplinar sobre ideias apresentadas a coordenadora do projeto Interpares e professora das Faculdades Rio Branco, Noemia Davidovich Fryszman, juntamente com debatedores e professores Luís Antonio Vital Gabriel, Onofre Portella, Paulo Camargo, Roberto Mauro dos Santos e Edman Altheman.


Edman Altheman apresentou as ideias e as principais referências históricas e culturais do musical