O curso
O êxito de qualquer organização depende do relacionamento com seus
públicos estratégicos.
Capacitar você para exercer essa função vital é o objetivo deste curso, que
parte de problemas reais de comunicação para desenvolver em você a
habilidade de gerir processos de comunicação institucional, atuar de forma
qualificada em relações governamentais, administrar crises e promover ações
para a construção e preservação da imagem das instituições.
Nossos talentos
Excelência em ensino teórico e prático no preparo dos alunos para o mercado de trabalho é a principal marca das Faculdades Integradas Rio Branco, que estimulam o empreendedorismo e a inovação, formando profissionais capazes de atuar nas mais diversas áreas.
Referência e reconhecimento
na imprensa
Portal e Revista Imprensa
A nova revista produzida pelos alunos do curso de Relações Públicas, Errepê 360°, e também, a Revista Origens, produzida pelos alunos de Jornalismo da Rio Branco, foram destaque no veículo voltado para á area de Comunicação.
O Dia a Dia da Profissão
Curso de Relações Públicas lança segunda edição da Revista Errepê 360°
Os alunos têm a oportunidade de praticar a redação institucional e ampliar conhecimentos sobre os assuntos relativos ao universo da profissão.
Diferenciais
O dia a dia da profissão
Palestras e debates com profissionais de destaque.
É assim que se faz
Agência de Comunicação Integrada, desenvolvimento de Revista Laboratório para colocar o aprendizado em prática, produção de eventos nacionais e internacionais.
Lá onde as coisas acontecem
Visitas técnicas a grandes empresas, agências e órgãos públicos.
Mostre a sua cara
Participação em festivais como o Prêmio ABRP, já vencido por ex-alunos.
Estímulo ao Empreendedorismo
Capacitação para você abrir sua própria agência de RP ou atuar como consultor estratégico de comunicação.
Excelência acadêmica
89% de professores Mestres e Doutores
Melhor interação aluno-professor
Classes com número reduzido de alunos.
Valorização do desempenho
Bolsa Mérito Acadêmico, que concede 100% de bolsa, por um semestre, aos melhores alunos.
Central de Estágios
Auxílio especializado na busca por estágios e agilidade nos trâmites com a documentação.
Parceria com éstudo de línguas
Alunos FRB têm descontos em conceituadas escolas de idiomas de São Paulo, como Cel.lep e Aliança Francesa.
Conteúdo Programático
Grade curricular de ingressos até 2017
1ª Etapa |
Carga Horária |
Sociologia |
80 |
Comunicação Organizacional |
40 |
Fundamentos de Relações Públicas |
40 |
Lingua Portuguesa |
80 |
História dos Meios de Comunicação |
40 |
Fotografia |
80 |
Teoria Geral da Administração |
40 |
Atividades Complementares |
30 |
Total Geral do Semestre |
400 |
2ª Etapa |
Carga Horária |
Cultura Brasileira |
40 |
Metodologia Científica I |
40 |
Comunicação Interna |
80 |
Relações Públicas Pessoais |
40 |
Laboratório de Redação Empresarial |
40 |
Correntes Teóricas da Comunicação |
80 |
Públicos e Relacionamentos Dirigidos |
80 |
Atividades Complementares |
30 |
Total Geral do Semestre |
400 |
3ª Etapa |
Carga Horária |
Economia e Política Brasileira |
80 |
Teorias das Relações Públicas |
80 |
Prod. de Veículos Organizacionais |
80 |
Projeto Visual e Infográfico |
80 |
Marketing |
80 |
Atividades Complementares |
30 |
Total Geral do Semestre |
400 |
4ª Etapa |
Carga Horária |
Filosofia |
80 |
Teoria da Opinião Pública |
40 |
Cidadania e Direitos Humanos |
40 |
Téc e Métodos de Pesquisa de Mercado |
80 |
Eventos, Cerimonial e Protocolo |
80 |
Relações Públicas Comunitárias |
40 |
Branding - Gestão Editorial |
40 |
Atividades Complementares |
30 |
Total Geral do Semestre |
400 |
5ª Etapa |
Carga Horária |
Empreendedorismo |
40 |
Gestão de Empresa de Comunicação |
40 |
Relações Públicas Governamentais |
80 |
Planejamento em Comunicação Integrada |
80 |
Narrativas Audiovisuais |
80 |
Assessoria de Imprensa e Rel com a Midia |
80 |
Atividades Complementares |
30 |
Total Geral do Semestre |
400 |
6ª Etapa |
Carga Horária |
Redação Web |
40 |
Convergência e Gestão de Mídias Digitais |
40 |
Relações Públicas Internacionais |
80 |
Projeto em Design |
80 |
Processos de Atendimento e Ouvidoria |
40 |
Ética e Legislação em Relações Públicas |
40 |
Relações Internacionais Contemporâneas |
80 |
Atividades Complementares |
30 |
Total Geral do Semestre |
400 |
7ª Etapa |
Carga Horária |
Comunicação e Resp. Socioambiental |
80 |
Pesq. e Mesur. De Resultado em R.P |
80 |
Consultoria em Relações Públicas |
80 |
Gerenciamento de Crise e Reputação |
80 |
Projeto Experimental I |
80 |
Atividades Complementares |
20 |
Total Geral do Semestre |
400 |
8ª Etapa |
Carga Horária |
Trabalho de Conclusão de Curso |
80 |
Projeto Experimental II |
80 |
Metodologia Científica |
80 |
Total Geral do Semestre |
240 |
Sobre o coordenador
Profa. Patricia Rangel
Doutora em Processos Comunicacionais pela Universidade Metodista de São Paulo - PósCom. Mestre em Comunicação na Contemporaneidade pela Faculdade Cásper Líbero. Jornalista e Publicitária, especialista em Jornalismo Esportivo participou da cobertura de duas copas do Mundo, duas Olimpíadas e das maiores competições esportivas nacionais. Atuou em grandes veículos de comunicação: Sistema Globo de Rádio, Gazeta, Nova FM, Tupi e Rádio CBN, com passagens também pela rede manchete, Bandeirantes, Globosat e Canal Sportv, Federação Paulista de Futebol, como coordenadora do Departamento de Eventos e Sócia Diretora da Victrix – Assessoria de Imprensa. Foi diretora de redação da Revista Atitude, atuando com mídia hiperlocal. Escreveu o livro Manual do Jornalismo Esportivo, em parceria com o jornalista Heródoto Barbeiro.