Publicado em: 19/03/2018

Curso de editoração realiza a terceira edição do Publica!

Despertar o espírito crítico do leitor, uma página por vez. O Publica! é um evento literário, criado para debater e refletir sobre o mercado editorial de maneira consciente e criativa, organizado pelos alunos de Editoração das Faculdades Integradas Rio Branco. A terceira edição aconteceu nos dias 14, 15, 16 e 17 de março, reunindo profissionais, leitores, editores, produtores de conteúdo e todas as pessoas envolvidas no mercado editorial em palestras, oficinas e mesas de discussão.

A terceira edição do Publica! comemorou os 200 anos de Frankenstein, a obra mais famosa da escritora Mary Shelley, e trouxe a primeira edição da Feira Retalho, um espaço para divulgação e venda de obras publicadas por autores e quadrinistas independentes ou editoras pequenas, médias e independentes. Participaram da Feira Retalho, editoras e artistas como a Ubu Editora, a Lote 42, a Editora Morro Branco e a Microutopias.

A abertura do evento foi realizada pelo diretor acadêmico das Faculdades Integradas Rio Branco, Alexandre Uehara, que agradeceu e parabenizou todos os alunos envolvidos pela iniciativa e por toda a organização e empenho.

Durante o evento aconteceram mesas que discutiram algumas áreas do mercado editorial, pondo em pauta temas relacionados à tradução, escrita, design, edição e mediação de leitura.


Durante uma das palestras do Publica!

Entre as diversas palestras, aconteceu, no primeiro dia do evento, o bate-papo sobre "Distopias: entre ficção e realidade", com Gabriela Colicigno e Roberto Fideli, do Who's Geek, e Cláudia Fusco, do Tô Lendo.

No segundo dia, a palestra sobre “Design gráfico: o livro impresso não morreu, e agora?”, foi realizada pelo designer gráfico e criador do bloco gráfico, Paulo André Chagas.

Carol Chiovatto, tradutora e pesquisadora, e Cláudia Fusco, jornalista e mestre em estudos de ficção científica, comandaram o bate-papo sobre a obra Frankenstein - It’s alive! Frankenstein, 200 anos depois. Antes da conversa foi exibido o filme "Frankenstein", o clássico longa de 1931, dirigido por James Whale.

No último dia do evento, algumas das palestras e oficinas que aconteceram foram: A jornada do autor, Oficina Tipográfica, Coletivo Pequenas Impressões, O papel do editor, Um panorama sobre a materialidade do livro entre outras.

“Buscamos criar um espaço onde todos os envolvidos e interessados, se conectem e espalhem esse amor pela literatura por aí”, contaram os alunos organizadores do Publica!.