Publicado em: 20/03/2014

20/03/2014

Professor participa de evento no Itamaraty

Guilherme Casarões, professor do curso de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco, esteve, nos dias 12 e 19 de março, no Palácio Itamaraty, em Brasília, participando do evento "Diálogos sobre Política Externa", promovido pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Com a participação de jornalistas, parlamentares, acadêmicos, empresários, sindicalistas e representantes de movimentos sociais, o evento, pela primeira vez, abriu a discussão sobre a política externa brasileira com setores da sociedade civil.

No primeiro encontro, foram debatidos os desafios e as perspectivas para a relação do Brasil com o mundo desenvolvido. Segundo Guilherme Casarões, ele buscou oferecer uma leitura alternativa sobre "mundo desenvolvido", afirmando que o Brasil pode buscar aliar-se, em temas e questões específicos, a parceiros não tradicionais, muitos dos quais são "potências médias", como a Suécia, a Coreia do Sul, o Japão e a Austrália.

"Uma das grandes vantagens do Brasil, um país de múltiplas identidades, é poder valer-se de cada uma delas, em circunstâncias distintas, para formar pequenas coalizões e transitar entre diversos assuntos, extraindo deles benefícios políticos para o próprio país", comentou.

No dia 19 de março, o tema da discussão foram as relações do Brasil com o Oriente Médio, uma das questões, de acordo com o professor, mais sensíveis, complexas e instigantes da agenda internacional.

Os convidados avaliaram as iniciativas diplomáticas relativas ao conflito israelo-palestino, à crise síria e à questão iraniana; falaram das possibilidades de comércio e investimento com os países da região; ressaltaram a necessidade de uma maior interlocução com as comunidades judaica e árabe, sobretudo libanesa e síria, no Brasil, bem como com os representantes da fé islâmica; e sugeriram caminhos para um maior e mais construtivo envolvimento do Brasil com os diversos mundos que ali coexistem, reafirmando os princípios e os interesses brasileiros em sua pluralidade de manifestações.

Para Guilherme Casarões, o convite para participar das discussões, representando as Faculdades Integradas Rio Branco, foi uma experiência única e enriquecedora. "O evento reuniu diversos e renomados especialistas nos temas, que geraram um debate muito bom. Essa oportunidade de participar é um reconhecimento ao meu envolvimento e trabalho com o tema", contou.