Publicado em: 11/07/2014

11/07/2014

Ex-aluno 1º colocado no Enade fala de experiências profissionais

Durante a graduação no curso de Editoração das Faculdades Integradas Rio Branco, Gustavo Reis conquistou a primeira colocação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) no ano de 2006. Hoje atuando na editora Pearson, o ex-aluno pratica todos os conceitos aprendidos durante o período da faculdade.


Gustavo Reis

Dos destaques da Rio Branco, Gustavo falou sobre o corpo docente. "O fato dos professores serem da área e trabalharem ativamente no meio editorial fez bastante diferença. Acredito que essa experiência por parte deles mantém o curso atualizado".

Antes mesmo de iniciar o curso de Editoração, Gustavo trabalhou como tratador de imagens para web, depois em um estúdio de fotografia social, quando viveu, segundo ele, o grande boom da fotografia digital. "Além de tratar as imagens, eu também passei a diagramá-las no que hoje conhecemos como fotoálbum ou fotolivro".

No terceiro ano de curso, começou a trabalhar numa produtora de eventos, como designer gráfico. "Mantive a responsabilidade de tratar imagens, mas, como designer gráfico, também criava as peças gráficas que davam suporte aos eventos produzidos". Com a conclusão do curso, Gustavo Reis viajou para a Austrália, onde morou por um ano.

De volta ao Brasil, trabalhou como freelancer dentro de um estúdio de diagramação. Como resultado de sua boa colocação no Enade, foi contemplado com uma bolsa CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para o mestrado, tendo a fotografia como objeto de estudo.

Atualmente, o ex-aluno é editor de arte e produção na editora Pearson. "Trabalho especificamente com livros didáticos de Inglês. Na prática, eu crio projetos gráficos, negocio e seleciono os ilustradores, cuido para que eles desenvolvam a ilustração desejada pelo editor da coleção. Também sou a interface entre nosso departamento e os estúdios de diagramação que nos atendem", contou.