Publicado em: 23/12/2020

Estratégia deve definir o perfil de administradores para a retomada da economia e o fomento de novos negócios

A pandemia do novo coronavírus agravou ainda mais a situação econômica do país, associada a outros indicadores que já evidenciavam uma crise com impacto em vários setores: desemprego, alta dos preços e da cotação de moedas estrangeiras, diminuição da capacidade produtiva e queda no consumo interno, fechamento de empresas, entre outros.

Fomentar novos negócios, colocar ideais em prática e ter ousadia para empreender – mesmo em momentos difíceis e de escassez financeira – são desafios que exigem do profissional de Administração: liderança, autoconfiança e pragmatismo. Seja nas empresas de pequeno e grande porte, como na gestão de órgãos públicos.

“A relevância dos administradores cresceu e há cenários de grande incerteza. Nesse contexto, aumenta a necessidade de planejar e agir com base em métodos e técnicas. O administrador é o profissional capaz de gerir, mesmo em cenários de complexidades e incertezas”, explica o Prof. Dr. Sidney Ferreira Leite, coordenador do curso de Administração das Faculdades Integradas Rio Branco Granja Vianna.

Conduzir uma empresa em ambientes dinâmicos que se modificam nos aspectos políticos, econômicos, setoriais e tecnológicos é, sem dúvida, um grande desafio. Tais mudanças impactam na relação da empresa com o setor em que atua, nas relações de trabalho e até no comportamento dos colaboradores. Assim, os administradores se desafiam a conduzir as empresas com mais estratégia, garantindo suas sobrevivências, saúde financeira e buscando sucesso em resultados.

“Os profissionais da área de Administração devem se preparar estudando ainda mais sobre como tomar decisões em cenários de incertezas. Incorporar o elemento da dúvida. Ler, estudar casos, rever posições e exercer ao máximo a capacidade criativa e de comunicação”, explica o coordenador.

Para ele, o perfil de um profissional que tem uma visão de mundo estratégica, que usa o planejamento como ferramenta de trabalho cotidiana. Flexível, bom negociador e inovador.

 

Futuro pós-pandemia

O cenário atual aliado às expectativas para 2021 e um esperado período pós-pandemia sugerem um aumento na demanda de contratações para esse perfil de profissional, assim como a necessidade de atualização daqueles que já atuam na área.

Para vestibulandos e interessados em investir em um curso superior e aproveitar o momento, que prevê um aquecimento em razão da necessidade da retomada da economia e de uma reformulação nas relações de negócios e no próprio mercado de trabalho, o curso de Administração das Faculdades Integradas Rio Branco Granja Vianna oferece aos estudantes um programa inovador.

“O curso de Administração das Faculdades Integradas Rio Branco Granja Vianna tem o foco na visão estratégica. Do primeiro ao último ano, o aluno e a aluna vivenciam e analisam situações reais. Em outras palavras, formamos um administrador que sabe fazer e pensar”, explica o coordenador Sidney Ferreira Leite.

Tradicionalmente reconhecida pela qualidade em educação, as Faculdades Integradas Rio Branco Granja Vianna contam com 89% de professores mestres e doutores e metodologias que priorizam a formação integral e a atualização constante do aluno, de acordo com as principais tendências nacionais e internacionais em ensino superior, além de moderna infraestrutura, tanto para os ambientes de ensino a distância como para os modelos híbrido e presencial – em suas instalações.

A instituição também conquistou nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), ficando entre 12% das escolas que possuem essa nota no país.